Cantinho da BicharadaMundo

Quer comunicar com o seu gato? Pisque os olhos

Já fazem parte da nossa vida, são os companheiros silenciosos que nos confortam em muitos momentos e com quem também podemos brincar.

E claro, como qualquer humano, adoraríamos poder comunicar com os nossos patudos, em especial com os gatos, esses seres misteriosos.

De acordo com um estudo de 2020 publicado na revista Scientific Reports, realizado por investigadores da Universidade de Sussex, no Reino Unido, há uma forma de poder comunicar com o seu felino e fortalecer o vínculo: basta piscar os olhos lentamente enquanto o olha.

Os pesquisadores descobriram que esse piscar lentamente é o equivalente a oferecer um sorriso simpático para outro humano, fazendo com que os gatos se aproximem e sejam receptivos aos humanos que lhes ‘sorriram’.

Durante este estudo, uma equipa de psicólogos realizou testes para determinar se os gatos se comportavam de maneira diferente em relação aos humanos que piscam lentamente.

Num desses testes, realizado com 21 gatos de famílias diferentes, e estando estes no seu ambiente doméstico, os tutores ficavam sentados a cerca de um metro de distância e piscavam lentamente quando o gato olhasse para eles.

Os movimentos eram gravados por câmaras, dirigidas ao rosto dos tutores e dos gatos, e os resultados foram comparados com gatos com os quais não ocorreu a interação, e os resultados mostraram que os gatos são mais propensos a piscar lentamente de volta.

O segundo teste incluiu 24 gatos de 8 famílias diferentes, e desta vez o piscar de olhos foi feito pelos pesquisadores, que não tinham contacto anterior com os gatos, interagindo primeiro sem piscar e depois piscando lentamente para os felinos, e acrescentando uma mão estendida para o gato.

Neste teste, descobriram que não apenas os gatos eram mais propensos a piscar de volta, mas também eram mais propensos a aproximar-se da mão do humano após este lhes piscar lentamente os olhos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *