OpiniãoPolítica

Quem não aprende com o passado, está condenado a repeti-lo

Num artigo que antecede, escrevi que o PSD Seixal iria comunicar melhor com os munícipes. Não me enganei.

Volvidos alguns meses, a nova estrutura eleita iniciou um novo estilo – de comunicação interna com os militantes – e não prejudicou, antes pelo contrário, o compromisso que havia feito com os demais cidadãos munícipes.

Semanalmente, às Quintas-Feiras, pelas 21:30H, nas redes sociais do PSD Seixal no Facebook e YouTube, é transmitido o programa Espaço Autárquico. Nele, são discutidos os temas importantes do concelho, são criticadas as políticas do executivo que o merecem ser, são efectuadas propostas, são debatidos temas por convidados, relacionados com o concelho do Seixal. Esta nova forma de comunicação veio potenciar o contacto das pessoas com os eleitos, mas também, em rigor, dar relevância ao trabalho por estes realizado – e tantas vezes ignorado ou desconhecido – no âmbito das assembleias de freguesia e/ou municipal, honrando os compromissos com o eleitorado.

É comum pensar-se que só os actos eleitorais e festas populares trazem os partidos para um contacto pessoal com os munícipes e que, fora daqueles, se eclipsam pelo tempo, que urgia mostrar não a “outra realidade”, mas a realidade, porque esta é uma só.

Que realidade? Que todos os votos contam; todos os eleitos contam; há muito trabalho feito, apresentado, debatido e votado. Contudo, não por nossa vontade – e faço justiça a todos os partidos da oposição escrevendo que também não pela sua –, em pleno século XXI e em plena era digital, estamos ainda confinados, em vertente redutora, a uma comunicação entre eleitos e eleitores que já não se justifica, que está démodé. E qual é? Não é. Alias, é-o somente para o lado que interessa a quem lidera o concelho há quatro décadas, numa vertente comunicacional que não passou pelo tempo e que se mantém lá atrás, lá muito atrás, perpetuando estilo e dogmas restritos e desfasados no tempo.

Desta feita, uma vez que o PSD Seixal e demais oposição ao executivo da CDU não tem espaço no Boletim Municipal e como a CDU no Seixal teima – terão as suas razões estratégicas que só os mais incautos não entenderão – em não “subscrever” a transmissão das assembleias de freguesia e/ou municipal, em sentido oposto a toda a oposição, os partidos tenderão a ser criativos sob pena de continuarem a ser esmagados pela publicidade e propaganda – a expensas dos contribuintes – colocada nos mais variados meios de comunicação social, em sentido único, em prol da governação da CDU. Ou, outrossim, esmagados pela publicidade – também ela paga com o dinheiro dos contribuintes – na colocação exuberante e excessiva de outdoors sempre renovados e com uma mensagem forte e apelativa para comunista ver.

No Espaço Autárquico, nada fica por dizer. Sem cair num estilo que não agrada, sustentado pela trica política ou pela linguagem que não revela elevação, não se deixa de denunciar os caminhos errados para apontar os que parecem assertivos sem melindre ou peias. O programa tem vindo a aumentar o número de visualizações e o retorno que nos tem chegado (algum publicado) é francamente positivo.

Ser-se criativo por desigualdade de armas, meios e recursos não deixa de ser, direi, positivo. Se por um lado une as pessoas, por outro a aproximação do partido às pessoas é vista por estas com agrado e aplauso porque percebem com elevada clareza o esforço que se faz por implementar a mensagem política e a social democracia num concelho há muitas décadas vermelho e que, tal como Almada, Barreiro e outros concelhos por este país fora, outrora bastiões comunistas, a seu tempo, não tenho a menor dúvida, deixará de o ser.

O PSD Seixal está muito atento a tudo quanto se faz e diz no concelho; mas também ao que não se faz e não se diz. Está muito atento à população, aos seus problemas reais, quotidianos, e não entra em delírios e fantasias numa vertente ilusória.

Quem não aprende com o passado, está condenado a repeti-lo.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *