Opinião

Quem à esquerda tem verdadeiros problemas políticos com o OE 2021 são… PS e BE

A posição do PCP será muito relevante porque toda a gente sabe que a influência social do PCP vai muito para além da sua expressão eleitoral…

Por isso, o PS tudo deveria fazer para conseguir pelo menos a abstenção do PCP.

Do ponto de vista político essa é a questão central.

Porque, nem a abstenção do PCP será suficiente para viabilizar, nem o seu voto contra implicará o chumbo do orçamento.

Esse dilema está mais do lado do BE que pode chumbar ou viabilizar o orçamento na Assembleia da República…isto, naturalmente, se o PSD não se antecipar…

Os bloquistas… esses sim, podem vir a ser, em função do seu voto, acusados de fazer cair o governo, se votarem contra o OE, ou de viabilizarem um Orçamento nefasto para o país, do ponto de vista dos interesses dos trabalhadores e da população em geral.

Eles sim, no BE, têm o dilema que usual mas incompreensivelmente se tenta colar ao PCP.

Ou seja, quem à esquerda tem verdadeiros problemas políticos é o PS e o BE. Os primeiros porque têm que optar entre ficar reféns do PSD ou do BE…ou conformar um OE que lhes permita maior autonomia estratégica, merecendo pelo menos a abstenção do PCP.

Já no BE vão ter que decidir se vão caucionar um OE do PS que mereça a frontal oposição do PCP, para não serem acusados de fazer cair de imediato o governo na AR, mas correndo, eles sim, o risco de perderem a face perante o povo de esquerda em geral.

Ao PCP basta-lhes ser coerentes…votar favoravelmente ou abster-se, se o OE der garantias mínimas de ganhos de causa, de medidas positivas concretas em favor da população ou votar contra, no caso do PS resvalar excessivamente para a direita. Poderá ser acusado de defender ou não devidamente os interesses dos trabalhadores e do povo em geral, mas jamais de fazer cair o governo na AR por via do chumbo do OE, pois tal não depende efetivamente do sentido de voto dos seus deputados (nem dos seus aliados na CDU).


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *