Atualidade

Queixas contra o IMT duplicaram no Portal da Queixa

A falta de resposta, o atraso no envio de cartas ou dificuldades na troca de cartas estrangeiras continuam na origem das queixas dos consumidores sobre o Instituto de Mobilidade e Transportes.

As reclamações feitas ao IMT duplicaram no primeiro trimestre de 2022, face ao período homólogo do ano anterior refere o Portal da Queixa.

De janeiro a março deste ano, o Portal da Queixa recebeu 1645 reclamações, comparativamente às 800 recebidas durante o mesmo período em 2021, representando um aumento muito significativo (106%).

Em 2021, a maioria das queixas reportadas (62%) mencionaram a dificuldade de obtenção da carta de condução – troca de título de condução, renovação, emissão e envio). Sendo que, 47% destas queixas, relacionaram-se exclusivamente a problemas referentes à troca de título de condução estrangeiro.

No primeiro trimestre de 2022, a tendência das reclamações mantém-se. Além das reclamações relativas aos atrasos com a troca das cartas de condução, os consumidores queixam-se ainda do serviço de atenção ao cliente, na incapacidade de resposta e solução, bem como do próprio funcionamento do portal do IMT.

A troca de carta de condução continua a ser o principal motivo das reclamações em 2022, e do total de reclamações feitas no primeiro trimestre de 2022, 53% são relativas a trocas de cartas de condução, sendo que 20% destas mesmas queixas se referem a problemas específicos com trocas de carta de condução estrangeira.

No entanto, e numa análise comparativa dos dois trimestres, é de destacar o aumento considerável de reclamações sobre este tema, que registou uma subida de 76%.


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