Opinião

Que falta faz uma zona ribeirinha em Setúbal

Uma crónica de Pedro Dias.

Este fim de semana decidi ir a Sesimbra. Fiquei deveras agradado e um pouco invejoso se me é permitido a franqueza.

Com o passar dos anos Sesimbra conseguiu manter a raiz de vila piscatória, mas cresceu virada para o turismo, onde tem milhares de turistas internos e internacionais.

Setúbal por outro lado, investiu na indústria até que percebeu que a indústria pode coexistir com o turismo e hoje temos milhares de turistas que vêem conhecer as nossas praias, a nossa gastronomia, o nosso enoturismo, entre tantas outras coisas.

Mas nem tudo é um mar de rosas… A nossa zona ribeirinha foi sempre negligenciada, sub-aproveitada. Temos desde armazéns devolutos, á lota no início da zona de restaurantes, ao cúmulo de termos uma praia que não é balneável, mas que está sempre cheia e que poderá transmitir doenças e provocar acidentes, caso não seja tratada.

Este panorama terá que mudar. Setúbal tem de mudar! Ou irá continuar na orla do turismo mundial! (O que é uma pena visto que temos um diamante em bruto que é a inveja de muitas cidades por esse Mundo.)

A mudança passa por criar infra-estruturas que nos permitam usufruir mais da nossa zona: Investimento em passadiços, caminhos pedonais até todas as praias, melhoramento da praia da Saúde, na lota uma gestão mais robusta dos resíduos orgânicos, melhorias de estacionamento tanto na zona ribeirinha como ao longo da Serra e mais condições para mais restauração na faixa da beira mar.

É claro que isto necessita de investimento avultado, e , visto que por vezes não existe orçamento para tal, será uma boa opção procurar com empresas privadas esses recursos. Porque não pedir ás empresas para investirem com retorno publicitário e económico? Quem ficaria a ganhar seria a população e os turistas.

Mas muito mais é possível, por exemplo, depositar areias desde a Praia da Saúde até à praia de Albarquel, para criar praias de extensão suficiente para alguns milhares de turistas.

Uma Setúbal virada para o turismo é uma Setúbal a prosperar…


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *