Atualidade

Quase quatro mil refugiados ucranianos já deixaram Portugal

Segundo dados revelados esta segunda-feira pelo SEF.

O número de refugiados ucranianos em Portugal continua a diminuir, tendo cerca de quatro mil deixado o país nos últimos dois meses, indicou esta segunda-feira o SEF, avançando que actualmente são 56.528 os títulos concedidos a pessoas que fugiram da guerra.

No início de Maio, o SEF avançou à Lusa que cerca de dois mil ucranianos tinham pedido o cancelamento dos pedidos de protecção temporária. Na altura, totalizavam 58.191 e com os números hoje apresentados são menos 1.663 os títulos concedidos, passando para 56.528.

Além dos pedidos de cancelamentos dos títulos, há também ucranianos que não estão a renovar as protecções temporárias, que inicialmente tinham a duração de um ano e entretanto caducaram.

Em Maio, o presidente da Associação dos Ucranianos em Portugal, Pavlo Sadokha, disse que muitos ucranianos, sobretudo mulheres e crianças, não conseguindo “estar longe da família”, regressam à Ucrânia porque “têm mais confiança”, existindo ainda outros casos que estão a deixar Portugal por dificuldade em encontrar uma habitação, devido aos elevados custos do arrendamento, ou preferem ir para outros países, como Alemanha e Suíça, em busca de “melhores condições” de vida.

Lisboa continua a ser o município com mais protecções temporárias concedidas, 11.096, seguido de Cascais, com 3.845, Porto, com 2.683, Sintra, com 1.952, e Albufeira, com 1.465.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *