Crime

Quase 15.000 crimes sexuais contra crianças e jovens nos últimos 5 anos

Esta sexta-feira comemora-se o Dia Europeu para a Protecção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual, criado pelo comité de ministros do Conselho da Europa em 2015.

Para assinalar a efeméride, a Polícia Judiciária (PJ) emitiu hoje um comunicado em que indica que recebeu quase 15.000 inquéritos relacionados com a criminalidade sexual contra crianças e jovens nos últimos cinco anos, alertando para esta problemática “continua a ocorrer em dimensões significativas”.

A Polícia Judiciária, entidade policial com competências para investigar este tipo de crimes, dá conta que só até Setembro recebeu 1.737 inquéritos, mas até ao final do ano poderá registar cerca de 2.400 novos inquéritos.

Segundo aquela polícia, “a sinalização precoce das situações, a resposta adequada nos diferentes planos e a consciencialização do direito das crianças e jovens ao crescimento livre de pressões e condutas inaceitáveis, também na esfera do direito à autodeterminação sexual, constituem paradigma a alcançar”.

Entretanto, a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Protecção das Crianças e Jovens indica que a violência sexual contra as crianças pode assumir várias formas: “abuso sexual no círculo familiar ou fora dele, pornografia e prostituição infantil, corrupção e solicitação sexual ou aliciamento sexual via internet”, tendo ainda elaborado um spot associado a esta temática, que pode no final deste artigo.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *