DestaquePolítica

Quanto ganha um deputado na Assembleia da República?

publicidade

Foi no passado domingo, 6 de outubro, que os portugueses foram chamados às mesas de voto para escolher quem os vai representar nos próximos 4 anos no órgão máximo da soberania portuguesa.

A bandeira do Chega, partido de André Ventura, em tempos questionava num programa televisivo, o porquê de tantos deputados (230).

O Diário do Distrito pesquisou e só em 2019, os vencimentos e despesas mensais podem ter chegado a mais de 1 milhão de euros gastos dos cofres do Estado português.

A Assembleia da República é composta por 230 deputados, se todos esses deputados estiverem em regime de exclusividade, cada um vai ganhar cerca de 3995 euros mensais e um deputado sem exclusividade ganha 3.625 euros mês.

Já o Presidente da Assembleia da República ganha por mês 8.169,12 euros, abaixo dele está o Vice-Presidente que leva para casa 4.550,22 euros.

Um Presidente de Grupo Parlamentar recebe por mês 4.365 euros, igual recebe o Secretário da Mesa da AR. Já o Presidente de uma Comissão Parlamentar leva para casa todos os meses 4.179 euros, o mesmo valor que é pago ao Vice-Presidente de um Grupo Parlamentar que tenha no mínimo 20 Deputados eleitos.

Assim, a Assembleia da República dá de despesa ao contribuinte cerca de 950 mil euros, não contando com as despesas que representação, porque essas podem chegar a mais de 100 mil euros por mês de gastos com Deputados que representam os portugueses por um ciclo de quatro anos.

Artigos Relacionados

One Comment

  1. Uma autêntica vergonha os vencimentos destes tachistas, e depois ficam com pensões vitalícias milionárias á conta do Zé Povinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui