DestaquePolítica

Quanto ganha um deputado na Assembleia da República?

Foi no passado domingo, 6 de outubro, que os portugueses foram chamados às mesas de voto para escolher quem os vai representar nos próximos 4 anos no órgão máximo da soberania portuguesa.

A bandeira do Chega, partido de André Ventura, em tempos questionava num programa televisivo, o porquê de tantos deputados (230).

O Diário do Distrito pesquisou e só em 2019, os vencimentos e despesas mensais podem ter chegado a mais de 1 milhão de euros gastos dos cofres do Estado português.

A Assembleia da República é composta por 230 deputados, se todos esses deputados estiverem em regime de exclusividade, cada um vai ganhar cerca de 3995 euros mensais e um deputado sem exclusividade ganha 3.625 euros mês.

Já o Presidente da Assembleia da República ganha por mês 8.169,12 euros, abaixo dele está o Vice-Presidente que leva para casa 4.550,22 euros.

Um Presidente de Grupo Parlamentar recebe por mês 4.365 euros, igual recebe o Secretário da Mesa da AR. Já o Presidente de uma Comissão Parlamentar leva para casa todos os meses 4.179 euros, o mesmo valor que é pago ao Vice-Presidente de um Grupo Parlamentar que tenha no mínimo 20 Deputados eleitos.

Assim, a Assembleia da República dá de despesa ao contribuinte cerca de 950 mil euros, não contando com as despesas que representação, porque essas podem chegar a mais de 100 mil euros por mês de gastos com Deputados que representam os portugueses por um ciclo de quatro anos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

comentário

  1. Uma autêntica vergonha os vencimentos destes tachistas, e depois ficam com pensões vitalícias milionárias á conta do Zé Povinho

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *