AtualidadeFamososMundoPaísSesimbra

Quando Isabel II visitou Sesimbra e ficou encantada pela Arrábida

A morte de Isabel II tem feito correr muita tinta nos meios de comunicação internacionais e em Portugal relembra-se as duas visitas que a monarca e o príncipe Felipe fizeram ao país, em 1957 e em 1985. Na primeira dessas estadias em território português, logo no início do seu longo reinado, teve a oportunidade de conhecer várias localidades e fazer uma visita secreta aos duques de Palmela.

Fotografias recordam a sua passagem pelo Palácio de Calhariz, em Sesimbra. Nesta casa, que está envolta numa propriedade de mil hectares e que é a “jóia da coroa” dos Duques de Palmela, foram recebidos por Domingos Holstein Beck e Maria do Carmo Pinheiro de Mello. O iate Britannia estava ancorado no rio Sado, mas a chegada a Sesimbra deu-se através da Serra da Arrábida.

Rainha de Inglaterra visitou os Duques de Palmela em Calhariz

A visita, que foi particular e não de estado, aconteceu, pois, os dois casais eram amigos. O Duque de Palmela, Domingos Maria de Sousa e Holstein Beck, foi embaixador de Portugal em Inglaterra durante o período da II Guerra Mundial. A nomeação de D. Domingos para o cargo de embaixador aconteceu pois Salazar queria garantir os laços de amizade que ligam os dois países (que tem o tratado mais antigo do mundo) e aproveitou a relação que o Duque de Palmela tinha com o antigo rei inglês, pai de Isabel II. Ambos foram colegas na Universidade.

A estadia de Isabel II em Sesimbra foi curta, mas fez com que ficasse encantada com a beleza que tanto a costa da Piscosa como de toda a península de Setúbal tem para oferecer. A deslocação foi fotografada em todas as paragens pela rainha. Esta trazia consigo uma pequena máquina. Para além da pequena visita a Sesimbra, a morte da rainha mais longeva da história do Reino Unido fez com que outras curiosidades fossem conhecidas. Estas e outras histórias podem ser lidas em vários livros feitos em Portugal que tem a falecida rainha como protagonista.

Isabel II lembrava bem das duas deslocações a Portugal. O bolo de chocolate que comeu no Palácio Nacional da Ajuda e as sardinhas em lata portuguesas eram algumas das doces recordações que tinha. Sesimbra foi um dos grandes produtores conserveiros de Portugal e as suas antigas fábricas estavam conotadas com a excelente qualidade dos seus produtos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *