Mundo

Putin com mandado de detenção pelo Tribunal Penal Internacional por crimes de guerra

O Tribunal Penal Internacional emitiu um mandado de detenção contra o presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, por crimes de guerra e o alegado envolvimento do Presidente russo em sequestros de crianças na Ucrânia.

Esta é uma decisão que Moscovo já classificou como ‘insignificante’ mas este mandado de detenção limita as possíveis viagens de Putin a países integrados no Tratado de Roma, que estão legalmente obrigados a reportar a sua visita.

Em comunicado, o TPI acusa Putin de ser «alegadamente responsável pelo crime de guerra de deportação ilegal de população (crianças) e transferência ilegal de população (crianças) de áreas ocupadas da Ucrânia para a Federação Russa».

O TPI também emitiu um mandado para a detenção de Maria Alekseyevna Lvova-Belova, comissária para os Direitos da Criança no Gabinete do Presidente da Federação Russa por acusações semelhantes.

O TPI imputa a Putin «crimes de guerra cometidos em território ucraniano ocupado pelo menos desde 24 de fevereiro de 2022» e alega que existem «motivos razoáveis para acreditar que o Presidente russo falhou em exercer o controlo adequado sobre os subordinados civis ou militares que cometeram esses atos».

Já sobre Lvova-Belova, o TPI garante ter «motivos razoáveis para acreditar» que a Comissária tem «responsabilidade criminal individual pelos crimes de guerra relacionados com a deportação ilegal de população».

«A decisão do Tribunal Penal Internacional não faz sentido para o nosso país, mesmo do ponto de vista jurídico», reagiu a diplomacia russa, numa mensagem na rede social Telegram, e a porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova, afirmou que «a Rússia não pertence ao Estatuto de Roma e não tem obrigações perante ele».

Por sua vez o chefe do gabinete presidencial ucraniano, Andrii Iermak, considerou esta como «uma decisão histórica» e que se trata «do início de um processo de condenação de Putin».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *