AtualidadeCrime

PSP apreende 73 armas em operação nacional de fiscalização

A Polícia de Segurança Pública, por intermédio do Departamento de Armas e Explosivos (DAE), realizou uma operação policial nacional promovendo 121 ações de fiscalização, nomeadamente em armeiros, pirotecnias, estanqueiros, revendedores de fogo-de-artificio e locais de emprego de explosivos, por forma a prevenir ilícitos criminais associados a esta atividade.

Foram efetuadas 11 detenções e apreendidas um total de 73 armas, onde se incluem armas de fogo, reproduções de arma de fogo e armas de ar comprimido de aquisição livre.

Além dessas, foram apreendidas 82 munições de vários calibres; 0,825 kg de produto explosivo; 185 m de cordão detonante; 3,9 m de rastilho; 7 detonadores e 532 artigos pirotécnicos.

Nesta operação a PSP empenhou 466 polícias, envolvendo todos os Comandos Distritais da PSP, o Departamento de Armas e Explosivos e ainda a Unidade Especial de Polícia, através do Centro de Inativação de Engenhos Explosivos e Segurança em Subsolo (CIEXSS).

Destacamos uma operação policial desenvolvida pela Divisão de Investigação e Fiscalização do Departamento de Armas e Explosivos que possibilitou a apreensão dos seguintes artigos que estão relacionados com a venda ilegal de armas através da internet por pessoa não autorizada e fora das condições legais: 38 reproduções de arma de fogo (Classe A); 6 armas de ar comprimido de aquisição livre (Classe G); 26 carregadores de reproduções de arma de fogo e 8 miras telescópicas.

A PSP alerta que a atividade de venda armas e seus componentes é reservado a quem se encontrar autorizado por despacho do Diretor Nacional da PSP.

Quem não se encontrar autorizado, fora das condições legais ou em contrário às prescrições da autoridade competente, pode incorrer no crime de tráfico e mediação de armas previsto no art.º 87.º ou cometer a contraordenação de transmissão ilegal de arma, punido pelo art.º 97 A, ambos do Regime Jurídico das Armas e suas Munições.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *