Atualidade

PSP alerta para Fake News que geram ‘alerta social’

- publicidade -

«A Polícia de Segurança Pública tem detetado e, também, recebido alertas de cidadãos sobre a circulação de informação falsa, tanto por “ouvi-dizer”, como por intermédio de mensagens ou publicações nas redes sociais (Instagram e Facebook)» refere a autoridade em comunicado.

«Esta informação, de origem desconhecida, usualmente reporta factos que não ocorreram e potenciam alarme social, gerando um sentimento de insegurança na população. Além disso, e uma vez que não possui qualquer suporte real, desinformam gratuitamente.

Lembramos que a PSP se mantém atenta ao fenómeno da disseminação de informação falsa (fake news), alerta ciclicamente a população e propõe comportamentos preventivos, principalmente por intermédio das suas contas oficiais nas redes sociais. A PSP mantém também uma permanente colaboração com a comunicação social, amplificando estes alertas e contribuindo com informação oficial que permite corroborar ou infirmar certas notícias cuja divulgação e partilha se torna viral.»

No ano de 2020 a PSP difundiu diversos alertas pelas redes sociais e no presente ano já divulgou 7 comunicados sobre informação errónea ou falsa, procurando assim ativamente desconstruir fake news.

A PSP encontra-se afirma-se também disponível para acolher as dúvidas e apelos de todos os cidadãos e incentiva a confirmação da informação (previamente à partilha ou reencaminho) e denúncia de todos os crimes – tentados ou concretizados – de que tenham conhecimento.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui