Atualidade

PSP alerta para Fake News que geram ‘alerta social’

«A Polícia de Segurança Pública tem detetado e, também, recebido alertas de cidadãos sobre a circulação de informação falsa, tanto por “ouvi-dizer”, como por intermédio de mensagens ou publicações nas redes sociais (Instagram e Facebook)» refere a autoridade em comunicado.

«Esta informação, de origem desconhecida, usualmente reporta factos que não ocorreram e potenciam alarme social, gerando um sentimento de insegurança na população. Além disso, e uma vez que não possui qualquer suporte real, desinformam gratuitamente.

Lembramos que a PSP se mantém atenta ao fenómeno da disseminação de informação falsa (fake news), alerta ciclicamente a população e propõe comportamentos preventivos, principalmente por intermédio das suas contas oficiais nas redes sociais. A PSP mantém também uma permanente colaboração com a comunicação social, amplificando estes alertas e contribuindo com informação oficial que permite corroborar ou infirmar certas notícias cuja divulgação e partilha se torna viral.»

No ano de 2020 a PSP difundiu diversos alertas pelas redes sociais e no presente ano já divulgou 7 comunicados sobre informação errónea ou falsa, procurando assim ativamente desconstruir fake news.

A PSP encontra-se afirma-se também disponível para acolher as dúvidas e apelos de todos os cidadãos e incentiva a confirmação da informação (previamente à partilha ou reencaminho) e denúncia de todos os crimes – tentados ou concretizados – de que tenham conhecimento.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *