DestaqueDistrito de Setúbal

PSD Setúbal avança com moção de censura ao executivo da Câmara Municipal

PSD vai apresentar uma moção de censura que pode ser acompanhada pelos vereadores do PS em Setúbal, moção essa que pede a demissão do presidente da autarquia setubalense.

Nuno Carvalho afirmou que o PSD Setúbal irá apresentar uma moção de censura a exigir a demissão do presidente daCâmara Municipal, André Martins (CDU), na Assembleia Municipal Extraordinária da próxima terça-feira.

Em declarações à Lusa, o deputado social-democrata informou que «vamos apresentar uma moção de censura porque o presidente da Câmara de Setúbal sabia das ligações dos elementos da Associação dos Imigrantes de Leste (Edinstvo) ao Governo russo e nunca o assumiu».

Nuno Carvalho defendeu ainda que a demissão de André Martins deveria ser acompanhada pelos restantes vereadores da CDU.

«Por outro lado, o tratamento de dados dos refugiados ucranianos estava ferido de ilegalidade, por não haver um encarregado de Proteção de Dados, que só foi nomeado no passado dia 3 de maio», acrescentou o também eleito do PSD na Assembleia Municipal de Setúbal.

Já em relação ao vereador na Câmara Municipal eleito pelo PSD, Fernando Negrão, o presidente do PSD, Rui Rio, ainda não adiantou sobre as indicações que serão dadas para renunciar ou não ao cargo.

Todos os eleitos do PSD, à exceção de Fernando Negrão, mostraram disponibilidade para abandonar funções.

«É um dos temas que eu vou colocar à consideração da Comissão Política Nacional e da Direção Nacional do partido para vermos se é do nosso interesse e do interesse do país nós termos uma posição política nacional sobre esta matéria, relativamente ao que os vereadores do PSD devem fazer ou se entendemos que não. Poder não temos, temos apenas poder de dar uma opinião, um aconselhamento e uma posição política», disse o líder do PSD.

O PS de Setúbal também está a ponderar avançar com uma moção de censura ao executivo camarário da CDU, mas esta não se restringe à polémica sobre a receção de refugiados ucranianos e que não exige a demissão do presidente da Câmara Municipal e dos vereadores da CDU.

«Trata-se de uma moção de censura da ação política da CDU, que, a par da questão dos refugiados, critica também outros aspetos da gestão camarária», disse à agência Lusa fonte do PS de Setúbal.

Contactado pela agência Lusa, o presidente da Assembleia Municipal de Setúbal, Manuel Pisco, escusou-se a comentar a possibilidade de serem apresentadas as duas moções de censura na próxima reunião extraordinária daquele órgão autárquico, e também o Gabinete da Presidência da Câmara de Setúbal se escusou a prestar declarações.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *