PolíticaSeixal

PSD quer que Governo avance com a construção do novo Hospital no Seixal

O Grupo Parlamentar do Partido Social-Democrata (PSD) deu entrada na Assembleia da República, esta quarta-feira, de um projeto de lei que recomenda ao Governo a construção de um novo hospital no Seixal.

No documento, os sociais-democratas referem «a construção do Hospital do Seixal é uma obra que vem sendo reclamada desde 2001, sendo fundamental para um concelho que, historicamente, tem elevadas percentagens de população sem médico de família atribuído».

O equipamento a ser instalado no concelho do Seixal, gerido pela CDU, «permitirá servir a população do concelho, mas também a de Sesimbra, devendo ainda estar articulado com o Hospital Garcia de Orta, em Almada, o que permitirá reforçar o apoio às centenas de milhar de pessoas que vivem e trabalham na península de Setúbal».

O PSD lembra ainda que «em 2006, após a realização de um estudo técnico pela Escola de Gestão do Porto que avaliou as prioridades de investimento da segunda vaga do programa de 2 parcerias público-privadas (PPP) para o setor hospitalar, a construção do Hospital do Seixal foi considerada a 3.ª prioridade».

Perante este cenário, o PSD insiste com o Governo para serem desencadeados, ainda em 2023, «os atos e procedimentos necessários à construção do novo Hospital do Seixal, de acordo com programa e calendarização que defina o modelo de financiamento daquela unidade hospitalar e prazos respeitantes aos procedimentos pré-contratuais públicos, a aprovar pelo membro do Governo responsável pela área, no prazo de 120 dias a contar da entrada em vigor da presente lei».

Os deputados sociais-democratas Fernanda Velez, Nuno Carvalho e Fernando Negrão pretendem ainda que o Governo adopte «um modelo de gestão para os serviços clínicos do futuro Hospital do Seixal em regime de Parceria Público Privada, caso tal opção seja mais vantajosa, em termos do binómio qualidade-custos, do que a gestão pública e daí decorram benefícios para os utentes e o serviço público de saúde»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *