Sociedade

PS quer permitir nomes próprios neutros

O Partido Socialista quer fazer alterações à lei do registo civil para acabar com a imposição legal de que o nome próprio de uma pessoa deve indicar o sexo da mesma, sendo assim possível a atribuição de nomes neutros quanto ao género.

A ideia é revelada na edição desta quarta-feira do Diário de Notícias e visa combater o facto de a actual legislação não abranger “pessoas em situações de intersexualidade ou de identidades de género não-binárias”, ou transexuais e intersexuais que não mudem o sexo no registo civil, o que impede a mudança formal de nome.

Segundo o que está estipulado pelo Código do Registo Civil, actualmente “os nomes próprios devem ser portugueses, de entre os constantes da onomástica nacional ou adaptados, gráfica e foneticamente, à língua portuguesa, não devendo suscitar dúvidas sobre o sexo do registando”.

No projecto de lei já entregue na Assembleia da República, os socialistas cortam a última parte da frase, defendendo “o direito à opção por um nome neutro, revogando a obrigação do nome próprio não poder suscitar dúvidas sobre o sexo do registando”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *