Distrito de SetúbalDistritosPalmelaPolítica

PS Palmela saudou Dia Internacional da Mulher em reunião camarária

Os vereadores António Braz, Pedro Taleço e Mara Rebelo, eleitos do PS Palmela, apresentaram na reunião camarária de Palmela desta quarta-feira uma saudação ao Dia Internacional da Mulher.

«Quando Clara Zetkin, socialista-feminista alemã, propôs a instituição do Dia Internacional das Mulheres, em 1910, evocou as aspirações e o combate entretanto travado por muitas companheiras. E ainda hoje continua a fazer sentido assinalarmos o percurso coletivo de outras mulheres que, em tempos adversos e circunstâncias marcadamente hostis, ousaram erguer a voz.

No dia 8 de Março devemos pois celebrar as principais conquistas já alcançadas, ao mesmo tempo que impera delinear ações de luta perante os diagnósticos realistas e sombrios do presente.

Deles constam as persistentes manifestações de discriminação contra as mulheres e raparigas em todo o mundo, a anulação dos seus direitos humanos – desde o infanticídio de meninas, as violações, os raptos, o assédio sexual, de entre muitas outras formas de violência, que infelizmente, todos nós temos bem presente.

A igualdade das mulheres e dos homens é um direito fundamental para todos e todas, constituindo um valor capital para a democracia. A fim de ser completamente conseguido, não é suficiente que este direito esteja legalmente reconhecido, sendo necessário o seu efetivo exercício em todos os aspetos da vida: politica, económica, social e cultural.

Como referiu Simone de Beauvoir, “a condição de ser homem parece ser definida como a condição base do eu nas sociedades, e a de ser mulher aparece quase sempre como uma condição secundária dependente da vontade e do estatuto que o homem lhe permita ter”.

A repetição deste tipo de pensamento ao longo de muitos séculos contribuiu para que as raparigas e mulheres fossem sendo remetidas, por nascimento e educação, para condições sociais secundárias, onde deveriam aceitar desde cedo, o seu papel de suporte à família primeiro, mais tarde a um marido e posteriormente aos filhos.

A luta das Mulheres pela igualdade de Direitos Humanos e de oportunidades, continua porém neste mesmo século.

Por isso continuamos a comemorar no dia 8 de março o Dia Internacional da Mulher.

Na vida privada, as mulheres continuam a assegurar as tarefas domésticas e relativas ao cuidar, sacrificando tempo de lazer e de repouso. Para muitas, tragicamente, a intimidade está longe de ser o reduto dos afetos, do amor, da segurança e do bem-estar.

Os dados oficiais confirmam que a larga maioria das vítimas de violência doméstica é do sexo feminino (85%) (DGAI).

Do trabalho desenvolvido pelo Observatório de Mulheres Assassinadas da UMAR, no ano de 2018 e quanto ao femicídio consumado, conclui-se que entre 1 de janeiro e 31 de dezembro foram assassinadas vinte e oito mulheres (28) mulheres em Portugal.

Desde o início de 2019, e segundo informação disponibilizada pela GNR, PSP e Polícia Judiciária, já foram detidas 126 pessoas suspeitas de crimes relacionados com violência doméstica. São mais de duas por dia!

Nos primeiros dois meses do ano 2019, morreram dez mulheres, a que se soma a morte de mais uma criança, vítimas de violência doméstica.

Temos de estar cientes de que não seremos capazes de conseguir baixar o femicídio para níveis residuais, enquanto mantivermos a reprodução das causas estruturais de desigualdade entre homens e mulheres, as quais legitimam a discriminação de género, geradora de violência.

Um flagelo que temos de eliminar…

Congratulamos pois, a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva, que propôs ao Conselho de Ministros que decrete um dia de luto nacional pelas vítimas de violência doméstica e de violência contra as mulheres, no dia 7 de Março, véspera do Dia Internacional da Mulher, a qual foi aceite pelo Governo.

No comunicado do Conselho de Ministros, o Governo afirma que “a violência doméstica constitui uma realidade social intolerável e inadmissível num país desenvolvido, exigindo uma ação determinada e a congregação de esforços de toda a sociedade para defender, de forma intransigente, a integridade e a dignidade das mulheres”…. “Neste combate, é fundamental contrariar a banalização e a indiferença, homenageando as vítimas e as suas famílias e assegurando a consciencialização desta tragédia”.

A Câmara Municipal de Palmela, reunida a 6 de março de 2019, apela a todas as mulheres e homens para que, com a sua determinação, coragem e confiança no futuro, comemorem o Dia Internacional da Mulher, honrando todas e todos os que lutam por uma sociedade justa, livre de desigualdades e de discriminações.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *