AtualidadeMoita 2021PolíticaReportagem

PS Moita celebra vitória nas Autáquicas de Setembro com almoço comemorativo

A Comissão Concelhia do Partido Socialista realizou um almoço comemorativo de modo a celebrar a vitória do Partido nas últimas eleições autárquicas. A iniciativa juntou cerca de 400 pessoas, entre autarcas, militantes e simpatizantes do Partido Socialista.

De entre as várias caras conhecidas, destaque-se Mariana Vieira da Silva, Ministra de Estado e da Presidência, em representação de António Costa, líder do Partido, António Mendes presidente da Federação Distrital de Setúbal, e claro Eurídice Pereira, deputada socialista e mandatária da campanha de Carlos Albino.

Eurídice Pereira

Num discurso emotivo, Eurídice Pereira confessou ter “esperança que este dia acontecesse, a esperança para o concelho da Moita”. A deputada de Setúbal na Assembleia da República lembrou os “tempos duros que estão a decorrer”, e a necessidade de “ouvir, cuidar da nossa terra, juntos e com coragem, porque cada um de nós terá de fazer parte deste desafio… o combate à construção de um concelho como um projeto”.

 

Eurídice Pereira que fora mandatária da lista vencedora, a candidatura de Carlos Albino, manifestou “uma absoluta felicidade”, considerando ser “sendo uma vitória de todos”, e terminou o seu discurso referindo o saudado Mário Soares, com a frase “só é vencido, quem desiste de lutar”.

António Mendes

O Presidente da Federação Distrital de Setúbal do Partido Socialista, sublinhou que a importância de “humildade democrática, e de saber vencer…” Com todas as saudações, e mostrando um notório orgulho nesta vitória, António Mendes enalteceu que apesar “do tempo de festa e de esperança, é tempo de muito trabalho”.

 

Mariana Vieira da Silva

Em representação do Partido Socialista, Mariana Vieira da Silva, parabenizou os presentes pela “emoção que se sente na sala”, e fez questão de dizer que “o dia é de festa”, mas sublinhou a importância de “guardar energias para o que aí vem” salientando ainda ser tempo “de arregaçar as mangas”.

O principal dinamizador deste almoço comemorativo foi Carlos Albino: presidente da Comissão Concelhia da Moita do Partido Socialista, e ganhador da Câmara, nas últimas autárquicas.

O recém eleito presidente da Câmara da Moita, e muito saudado Carlos Albino sublinhou a importância de “devolver o rio às pessoas” e de desenvolver “parcerias e sinergias com empresas e instituições”. O agora autarca, que é um dos mais jovens presidentes de Câmara do país, frisou vários pontos sobre os quais “será objetivo trabalhar arduamente”, entre eles, “a valorização dos trabalhadores da Autarquia, melhores cuidados de saúde”, ou a “criação de um espaço cidadão em cada freguesia”.

Também a “requalificação de espaços” não foi esquecida, e Carlos Albino deu como exemplo o edifício dos Paços do Concelho, considerando “urgente a adaptação do espaço, tornando-o acessível a todos, sobretudo com mobilidade reduzida”.

Agora eleito, o jovem moitense pretende “acima de tudo, olhar as pessoas nos olhos, olhar os problemas… nunca esquecer o passada e traçar o futuro… com foco, fortes, unidos para traçar o caminho certo”. Carlos Albino rematou dizendo que o “futuro é hoje, e agora!”

O Diário do Distrito deixa-lhe ainda algumas das frases dos novos autarcas no concelho. Lembrar que o Partido Socialista venceu as eleições autárquicas de 26 de setembro, destronando a CDU, líder no concelho ao longo de 47 anos. Na última votação, o PS ganhou não apenas a Autarquia como também as juntas de freguesia do concelho. O DD deixa-lhe agora algumas das frases desta comemoração, sob as palavras dos novos presidentes de junta.

Ana Costa, União de Freguesias de Gaio Rosário e Sarilhos Pequenos

“Temos plena consciência de que temos os olhos do concelho postos em nós.” | “Está na hora do concelho da Moita ter o reconhecimento que merece.”

Artur Varandas, Junta de Freguesia de Alhos Vedros

“A herança deixada ao longo de 47 anos é pesada… queremos pôr o concelho no lugar de destaque, com uma zona ribeirinha banhada pelo rio Tejo, com muito potencial patra dar.”

Fabrício Pereira, Junta de Freguesia da Moita

“Este será um momento que ficará na história do partido e da região.” | “Ganhou uma equipa que saiu da zona de conforto, que ganhou terreno, ganhou marca.” | “É o início de um novo ciclo, é inovar e desenvolver a terra.”

Bárbara Dias, União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira

“Sempre acreditei que seria possível: a Baixa da Banheira e o Vale da Amoreira já mereciam uma mudança há muito tempo.” | “Não há caminhos fáceis quando se é responsável.” | “Queremos fazer desta terra, o centro de oportunidades.”

Apenas referir que este almoço comemorativo decorreu dias antes da tomada de posse dos novos órgãos eleitos. A tomada de posse dos socialistas no concelho da Moita está agendada para o próximo dia 19, pelas 21h30, no Salão da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Moita.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *