Parceiros
DestaqueMoitaPolítica

PS e PCP ‘em guerra’ na Moita com celebrações do 25 de abril

- publicidade -

Depois da CDU ter perdido a gestão da Câmara Municipal da Moita nas últimas eleições autárquicas, as relações com o PS têm sido pautadas por alguma tensão nos órgãos autárquicos.

E nem as celebrações do 25 de Abril parecem ter escapado, conforme o comunicado divulgado pela Direção Política do PS na Moita, no qual acusa o PCP de «organizar uma contramanifestação ao 25 de Abril, ao arrepio das comemorações oficiais».

Em causa está a marcação de um ‘Desfile do 25 de Abril – Pela Paz. Contra o Aumento do Custo de vida. Pelo direito à saúde pública’, que uma ‘Comissão Promotora do Desfile 25 de Abril Moita‘ está a organizar para o dia 25 de Abril, a partir das 9h00, com partida do Mercado Municipal da Moita e destino à Praça da República.

Para o PS Moita, que acusa o PCP de estar a organizar a iniciativa, «este desfile pretende substituir-se às comemorações organizadas pelo Município.

O que o PCP pretende é com um pretexto falso tentar instrumentalizar uma data unificadora, com a finalidade clara de atacar o executivo do PS na Câmara da Moita e para a defesa das posições político-partidárias do PCP.»

A comissão política do PS acusa ainda o Partido Comunista de «demonstrar é sua dificuldade em conviver com a liberdade e a democracia, porque lida mal com o que não controla.

Com estas atitudes o PCP pretende continuar a branquear a sua vergonhosa postura sobre a invasão e agressão à Ucrânia e o seu povo, preferindo difundir a propaganda de Putin, e que os portugueses criticam.»

Explica também que «o Programa de Comemorações do 25 de Abril do Município da Moita para este ano, iniciou-se a 24 de março de 2022 e irá terminar a 24 de maio, assinalando assim o marco em que o número de dias em democracia ultrapassa os vividos em ditadura, e inserindo-se no contexto das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

Este programa de comemorações inclui o movimento associativo na organização da Festa da Liberdade, que terá lugar no dia 25 de Abril, e em que decorrerá a demonstração de atividades associativas, desportivas e culturais do movimento associativo do concelho.

Para além deste evento, o programa de comemorações inclui um conjunto de eventos com a organização de associações do concelho, encerrando com o espetáculo musical “Mais Alto”.

É um programa que assinala o 25 de Abril como uma data plural, de celebração da liberdade, com um programa cultural que espelha a riqueza da diversidade, legado do país livre que emergiu a 25 de Abril.»

A nota termina afirmando que «o 25 de Abril não tem donos, é uma festa do povo, aberta a todos».

- publicidade -

Sondagem | Tem condições para acolher refugiados ucranianos em sua casa?
VOTE AQUI!
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Escreva um comentário