Mundo

Próxima pandemia pode começar no Brasil

A desflorestação na Amazónia pode ser a causa de uma nova pandemia no futuro. Quem o diz são investigadoras brasileiras, afirmando que tal pode acontecer “se continuarmos a desmatar às taxas atuais”.

Noticia a TSF as declarações de Mariana Vale, professora de ecologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro, que destaca que a desflorestação em zonas tropicais “é talvez das maiores fontes de emergência de novas doenças, senão mesmo a maior”.

Em janeiro foi batido o recorde na Amazónia brasileira, com 430 quilómetros quadrados de vegetação nativa destruídos, que representa um aumento de 419% em relação o mesmo mês do ano anterior.

Atualmente, a cobertura vegetal original da Amazónia é de 80%

Márcia Castro, que participou num estudo sobre prevenção de pandemias publicado no Science Advances, diz que “o potencial está lá, temos um ‘reservatório’ de diferentes vírus em animais selvagens que estão lá a viver sem incomodar ninguém”.

Acrescentou: “O que pode acontecer é um evento em que a infeção acontece sem ser notada. Veja o que aconteceu com o vírus do zika, que no começo parecia uma dengue estranha, ou com o Covid-19, uma doença que tem manifestações sem sintomas, e se foram espalhando silenciosamente”.

O estudo em causa foi trabalhado por especialistas ligados à conservação da natura de 21 instituições dos Estados Unidos, China, Brasil, África do Sul e Quénia.

“À medida que começamos a invadir o ambiente deles”, realçou especialista da Universidade de Harvard.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *