Parceiros
Cantinho da Bicharada

Provedoria dos Animais de Lisboa recomenda proteção dos animais devido ao frio

A Provedoria dos Animais de Lisboa lançou um alerta na sequência do acentuado arrefecimento que se faz sentir e que se prolongará pelos próximos dias, para a necessidade de proteger os animais que vivem no exterior do desconforto e do perigo de hipotermia.

«Especial atenção deverá ser dada a animais com pêlo raso e/ou pouco denso, animais idosos ou muito jovens e ainda animais com doenças que pioram com o tempo frio, como doenças reumáticas» refere a nota da Provedora Municipal dos Animais de Lisboa, Marisa Quaresma dos Reis.  


É aconselhado que os animais que habitualmente permanecem no exterior sejam recolhidos, pelo menos, durante o período noturno e que sejam protegidos com agasalhos apropriados.

No que diz respeito a passeios, em particular de cães, recomenda-se que tenham menor duração, substituindo-se os passeios longos por mais passeios, mas de menor duração, evitando-se as horas de maior arrefecimento.

Aproveite para os exercitar nesses passeios curtos uma vez que o movimento evita o arrefecimento corporal.

Tenha especial atenção às patas dos animais que podem gretar ou ferir-se devido às condições adversas. Proteja-as com protetores próprios, se necessário, e hidrate-as frequentemente.

Em caso de suspeita de hipotermia (se o seu animal apresentar prostração, postura desconfortável, abaixamento de temperatura corporal ou outro comportamento que não seja habitual) recolha-o imediatamente do exterior, agasalhe-o bem, ofereça água morna e procure ajuda médico-veterinária.

Não se esqueça de que os animais são seres sensíveis e sofrem com condições climáticas adversas tal como nós.

Se testemunhar um animal em risco ou sofrimento, mesmo com detentor conhecido, alerte o seu detentor para a necessidade de intervir e em caso de inação, denuncie às autoridades.

Ajude os seus animais (e se puder também os animais que não têm ninguém que os proteja) a começar bem 2021.


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito
Siga-nos no Feedly, carregue em seguir (follow)


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.