AlmadaCantinho da BicharadaReportagem

Protesto contra maus tratos e criador ilegal de cães na Costa da Caparica

Um grupo de residentes e amigos dos animais uniu-se esta tarde para um protesto simbólico contra um criador ilegal de cães.

Deste já foram feitas várias queixas, conforme explicou ao Diário do Distrito um dos elementos dos Amigos dos Animais – Costa da Caparica, que além de cuidar de várias colónias e animais abandonados, têm feito a denúncia deste espaço.

O assunto já foi abordado pelo Diário do Distrito em Dezembro de 2019, quando Patrícia Silva publicou vários vídeos que mostravam as condições degradantes dos animais, que são vendidos como sharpeis.

“Temos tentado com várias entidades que retirem os cães dali e vedem este espaço. No processo, já tivemos o nosso carro vandalizado por várias vezes, temos recebido ameaças nas redes sociais e insultos por parte do dono do espaço, mas não desistimos” explicou Patrícia Silva esta tarde.

“Os animais passam fome e depois escapam-se do recinto e vão comer tudo o que apanham, até das colónias de gatos. Andam com doenças, feridos… uma delas que não se deixa tocar foi tratada por nós com medicamentos misturados na comida porque tinha uma pata com uma ferida aberta.”

A cadala que foi tratada pelos Amigos dos Animais e que guarda a entrada do espaço

Patrícia Silva relembra que no passado “quando soubemos desta situação, tentámos ajudar este individuo, oferecendo as esterilizações e alguns tratamentos, mas o interesse dele é mesmo vender os animais, e todos os que não são saudáveis, abandona por aí, sejam adultos ou bebés, como foi o caso da cadela Mariana, que uma senhora recolheu do lixo com poucos dias de vida.”

Por azares da vida, a Mariana está com uma irmã também recolhida nessa ocasião, para adopção, porque a tutora está com uma grave doença e não tem condições para tratar dos dois animais, que criou a biberão.

A esperança para estes animais está agora na Câmara Municipal de Almada, “e uma vez que a senhora presidente Inês de Medeiros é agora a responsável pela área do bem-estar animal, é a ela que apelamos para acabar com esta situação”.

Veja a entrevista e conheça também a cadela Mariana.

‘Mariana’ abandonada com dias num caixote do lixo alegadamente pelo criadeiro.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *