AtualidadeBombeiros

Proteção Civil baixa níveis de alerta de fogo e há cinco incêndios activos

A Proteção Civil baixou, ao final da tarde deste sábado, os níveis de alerta na generalidade dos distritos do país, devido ao desagravamento das condições atmosféricas propícias à propagação de incêndios florestais.

Depois de a maior parte do território continental ter estado sob alerta vermelho e laranja, e tendo em conta as condições meteorológicas previstas, os distritos de Faro, Lisboa e Setúbal passam a alerta amarelo e os restantes distritos do continente ficam a partir de domingo em alerta laranja, o segundo mais grave.

Numa antevisão do risco de incêndio para os próximos dias, Luís Belo Costa, comandante do agrupamento distrital da Proteção Civil, revelou que, a partir de amanhã, domingo, dia 19 de julho, apenas Guarda e Castelo Branco se mantêm em alerta vermelho.

Até hoje, devido à ameaça de fogos, estão 10 distritos no nível mais grave, mas a situação muda a partir da meia noite, disse o responsável, em conferência de imprensa, na sede da ANEPC.

Contudo, o comandante do agrupamento distrital da Proteção Civil sublinhou que ainda não é tempo de a população desmobilizar nos cuidados que têm como objetivo evitar incêndios.

Na conferência de imprensa, Belo Costa disse que até às 18h30 de hoje tinham sido contabilizados 128 incêndios (um deles uma reativação), tendo sido mobilizados ao todo 3.700 operacionais, especialmente bombeiros, cerca de mil veículos e 83 meios aéreos.

Às 22h30 deste sábado há cinco incêndios activos em zona de mato, na Guarda, Braga, Viseu, e dois no Porto, com 836 operacionais e 255 viaturas no terreno.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *