Projecto «Cadetes na Proteção Civil» lançado em Setúbal

O município de Setúbal lançou um projeto de formação de alunos na área da Proteção Civil, para os habilitar a responder a diversos desafios em matéria de segurança.

0
158
Tempo de Leitura: < 1 minuto

O município de Setúbal está a avançar com um projeto, inédito no país, de formação de alunos na área da Proteção Civil, para os habilitar a responder a diversos desafios em matéria de segurança, integrada no programa “Setúbal Resiliência+ Os Dias da Segurança”.

O projeto “Cadetes na Proteção Civil”, a implementar em breve nos estabelecimentos de ensino secundário do concelho, destina-se a fomentar uma cultura em matérias relacionadas com a proteção civil e a sensibilizar os estudantes para comportamentos de prevenção, ao mesmo tempo que os ajuda a desenvolver um sentido cívico.

O projeto funcionará através de ações de formação, de frequência voluntária, com módulos teóricos e práticos de uma a duas horas mensais, fora do horário escolar.

No final, os estudantes que concluírem com sucesso têm a oportunidade de trabalhar como assistentes na organização de planos de emergência nas escolas, por exemplo.

Suporte Básico de Vida, com formação em Desfibrilhação Automática Externa, Prevenção e Preparação contra Incêndios em Estabelecimentos de Ensino, Manuseamento de Extintores e Cidadania são exemplos de algumas das disciplinas a desenvolver ao longo das ações de formação.

No dia 27, às 11h00, é inaugurada no Mercado do Livramento a exposição “As Mulheres na Proteção Civil – Retratos de Homenagem”, que reúne um conjunto de fotografias captadas pela lente de Maria Isabel Silva, membro da Vost Portugal que estará patente até dia 27 de março.

Igualmente a 27, entre as 10h00 e as 23h00, no auditório do Mercado do Livramento, realizam-se sessões ininterruptas de esclarecimento à população sobre o coronavírus 2019-nCoV, que procuram desmistificar questões relacionadas com o novo surto.

No dia seguinte, a 28, a partir das 10h00 e ao longo de todo o dia, o auditório do Mercado do Livramento recebe o encontro “Segurança Integral nas Cidades Portuárias”, que reúne um painel de especialistas em reflexão sobre os custos e os benefícios de ter portos marítimos nas cidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira o seu comentário
Nome