Distrito de AveiroDistritos

Programa “Saúde em Segurança”, no Comando Distrital de Aveiro

Na área da saúde, especialmente onde se prestam serviços essenciais de socorro e de emergência, um ambiente seguro potencializa o bom funcionamento desses serviços, resultando em benefício para os profissionais de saúde e, consequentemente, para toda a comunidade que por estes é servida.

Desta forma, impôs-se a necessidade de promover uma iniciativa conjunta entre as áreas governativas da Administração Interna e da Saúde, havendo, por isso, também um oficial da Polícia de Segurança Pública (PSP) integrado no Ministério da Saúde, com a finalidade de assegurar amplas condições de segurança a todo o universo do Sistema Nacional de Saúde (SNS), nomeadamente pela adoção de metodologias de prevenção primária e secundária dos fatores de risco existentes.

Assim, a Polícia de Segurança Pública (PSP) implementou o Programa “Saúde em Segurança”, um programa de policiamento de proximidade, orientado para o setor da saúde, cuja criação foi preconizada no Plano de Ação para a Prevenção da Violência no Setor da Saúde (PAPVSS).

Explica a mesma força de segurança que este programa visa alcançar os seguintes objetivos:

  • Prevenir e monitorizar a ocorrência de episódios de violência no SNS;
  • Promover uma cultura de segurança no SNS;
  • Fomentar a criação de parcerias ao nível regional e local;
  • Promover formação para polícias, bem como para profissionais de saúde;
  • Incrementar a visibilidade policial junto dos centros hospitalares.

Tendo em conta que cerca de 86% da violência registada é cometida pelos utentes e seus familiares ou acompanhantes, considera-se que a presença policial, em formato de saturamento do policiamento, em alguns momentos, poderá contribuir para a redução e prevenção de ocorrências.

Deste modo, para cumprimento dos objetivos do referido Programa, o mesmo foi dividido em três fases:

  • Formação – no mês de março foi ministrada formação aos Pontos Oficiais de Contacto (POC) da PSP, sensibilizando para o fenómeno da violência sobre os profissionais de saúde.
  • Implementação – os POC do Comando Distrital de Aveiro reuniram, durante o mês de abril, com os Pontos Focais do SNS, no sentido de ser estabelecida a necessária articulação institucional, tendo sido abordadas questão de segurança, recomendações e avaliações de risco às instalações.
  • Operacionalização – o Comando Distrital de Aveiro reforçou o policiamento de visibilidade junto dos centros hospitalares, hospitais e unidades locais de saúde, além de ter promovido, e de continuar a promover durante todo o ano, ações de sensibilização em contexto hospitalar aos profissionais de saúde, incidindo sobre questões de prevenção da violência.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *