Sines

Programa ‘Diabetes em Movimento’ de regresso a Sines

Após uma interrupção de dois anos, causada pela pandemia de Covid-19, o programa ‘Diabetes em Movimento’ Sines está de regresso.

O programa comunitário de exercício físico, para pessoas com diabetes tipo 2, foi apresentado no dia 9 de janeiro e é implementado em Sines numa parceria entre a Câmara Municipal e a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA).

A coordenação é realizada pelo Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e pelo Programa Nacional para a Diabetes da Direção-Geral da Saúde.

O vice-presidente e vereador do Desporto do Município de Sines, Fernando Ramos, esteve presente na apresentação do programa, dando uma palavra de motivação aos participantes:

As sessões de exercício decorrerão às segundas, quartas e sextas-feiras no Pavilhão dos Desportos de Sines e serão monitorizadas por profissionais do exercício físico e por enfermeiros.

Os doentes com diabetes poderão inscrever-se através da referenciação dos respetivos médicos de família das unidades de saúde aderentes. A participação é gratuita.

Este programa de intervenção multi-institucional, multidisciplinar e multicomponente representa um esforço articulado da sociedade para proporcionar uma solução concreta e efetiva de exercício físico para esta população.

A diabetes é um dos principais problemas de saúde pública em Portugal (existem cerca de 1 milhão de pessoas com esta doença crónica em Portugal) e a atividade física é um dos pilares do tratamento – melhorando o controlo metabólico, reduzindo o risco cardiovascular, e aumentando a funcionalidade e a qualidade de vida.

Fonte: Câmara Municipal de Santiago do Cacém


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *