Atualidade

Professores em manifestação nacional no Dia Mundial do Professor

O dia 5 de Outubro, além das datas históricas para Portugal do tratado de Zamora e da Implementação da República, assinala também o Dia Mundial do Professor.

Por cá, a Federação Nacional dos Professores (Fenprof) não deixa passar a data em branco e organiza a já tradicional manifestação em Lisboa e um ‘webinário’ sobre a atratividade da profissão docente.

O protesto realiza-se em Lisboa durante a tarde. A partir das 14h30, os professores começam a concentrar-se junto ao Largo de Santos e seguem depois para o Ministério da Educação.

Para a Fenprof, a manifestação acontece numa altura em que se vive «um quadro de grande ataque à dignidade profissional docente e de enorme desrespeito pelo direito à negociação coletiva».

Entre as principais reivindicações, a estrutura sindical sublinha a recomposição da carreira, o regime de aposentação e rejuvenescimento da profissão, horários e condições de trabalho, precariedade profissional e o regime de concursos.

Com motivações semelhantes, a Federação Nacional da Educação (FNE) vai também assinalar Dia Mundial do Professor, mas sem sair à rua.

Aquela que é também uma das principais estruturas sindicais representativa dos profissionais da Educação vai organizar o ‘webinário’ “Sindicatos pela atratividade da profissão docente”.

O evento, que vai decorrer por videoconferência, pretende colocar em cima da mesa o tema da atratividade da carreira docente em todas as suas etapas.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *