AtualidadeDestaqueSociedade

Professores em greve segunda feira

Os professores vão realizar uma greve nacional na próxima segunda-feira, para exigir o retomar das negociações com o Ministério da Educação, sobre a situação profissional dos docentes.

De acordo com o Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE), os professores querem voltar às negociações com o Governo, “após dois andoresos de silêncio”.

As reuniões e as negociações exigidas estão relacionadas com a discussão da avaliação e progressão na carreira docente, a aposentação, os concursos de professores e as alegadas ultrapassagens de professores com o mesmo tempo de serviço pela altura das colocações nas escolas.

Júlia Azevedo, presidente do SIPE, acredita que a greve da próxima segunda feira poderá ter “uma grande adesão dos professores”, frisando que nos últimos dias, o sindicato tem assistido “a uma grande mobilização, quie comprova que os professores estão determinados a lutar pelos seus direitos”.

Júlia Azevedo considera que “os dois anos de silêncio, sem que seja dada qualquer resposta aos professores, é uma falta de respeito por quem se desdobrou em esforços durante a pandemia”. A presidente do SIPE acrescenta que os docentes estão “cansados de esperar e de não ver os seus esforços e dedicação reconhecidos pela tutela, e neste ano letivo, vão endurecer a sua posição até que sejam ouvidos”.

Recorde-se que as negociações entre o Ministério da Educação e os sindicatos dos professores, para rever as regras dos concursos esteve prevista para começar ainda neste ano civil.

De acrescentar que também o Bloco de Esquerda apresentou no Parlamento, um projeto de resolução com outras das reivindicações dos docentes, onde exigiam o fim dos obstáculos à progressão dos professores, para o 5º e 7º escalões, sendo que a carreira tem 10 níveis de escalões.



Apenas dizer que terça feira, dia 5 de outubro e feríado nacional, é também o Dia Internacional do Professor, e está já agendada uma manifestação.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *