Barreiro

Processo de loteamento na Quinta das Canas avança 70 anos depois

Os terrenos situados numa das artérias principais da cidade ganham nova vida

Foi na reunião de câmara desta quarta-feira que o vereador Rui Braga anunciou a proposta de loteamento de iniciativa municipal para os terrenos que foram abandonados ao domínio Público fruto da construção do novo LIDL de Santo André e do McDonald’s. Esta operação decorreu ainda enquanto estava no poder o antigo executivo da CDU

O vereador fez ainda questão de situar a audiência, referindo que “o LIDL doou a Quinta das Canas à Câmara Municipal do Barreiro em troca das taxas e abandonou tudo aquilo, que era um espaço que tinha dono, para o domínio da autarquia logo desde esse momento nós começámos a estudar a visão que tínhamos para aquele território até porque para esta operação, ser efetuada foi preciso deixar cair, e isto veio a Câmara, um plano de pormenor para que a Quinta das Canas que previa qualquer coisa como quinhentos e tal fogos e duas ou três unidades escolares”.

Para o município, este é um importante espaço no território que não é muito extenso e que propõe a construção de habitação acessível, tal como deverá acontecer nos antigos terrenos do centro operacional do NICOLA a custos controlados para a população.

A ambição da Câmara, prevê a criação de ter cerca de 300 habitações municipais, diminuindo a carga do solo que tinha inicialmente um projeto pormenor em cerca de 500. Para a Quinta das Canas, ficam então apresentados “cerca de 137 fogos no seu centro e trazemos também comércio e serviços para dar uma nova centralidade e para dar apoio também a este conjunto de habitações”, sublinhou Rui Braga vereador da Câmara Municipal.

A preocupação ambiental não ficou esquecida pelos responsáveis do projeto de loteamento da Quinta das Canas e “a ligação ao rio foi desde a primeira hora uma preocupação do executivo”.

A ligação ao POLIS fica prometida e está prevista no loteamento uma estrada que vai ligar a zona ribeirinha de Santo André à Quinta das Canas, bem como a renovação de toda a zona verde envolvente.

Junto da autarquia foi também manifestado o interesse do grupo CUF, para investir no Barreiro e trazendo assim uma nova clínica de 1500 m², num investimento de cerca de 10 milhões de euros e a criação de 60 postos de trabalho diretos.

Esta nova centralidade, vem preparar a autarquia para que possa resgatar fundos do PRR no que á construção de habitação municipal diz respeito.

Todos os fatores apresentados para o projeto, vêm permitir resolver um problema com cerca de 70 anos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *