Distrito de Lisboa

Primeiro navio da nova frota elétrica da Transtejo já chegou ao porto de Lisboa

O primeiro navio da nova frota 100% elétrica da Transtejo já se encontra no Porto de Lisboa, após uma viagem que começou no Porto de Avilés, Espanha. Informação avançada pela agência Lusa.

Avançado por um comunicado da empresa, depois de descarregado, o navio de transporte, o “Cegonha- Branca” partirá em direção às instalações da empresa, em Cacilhas, “onde fará a sua primeira ligação a terra para carregamento de energia, sob acompanhamento de equipas técnicas especializadas”.

Segundo a mesma nota, a nova frota permitirá “melhorar a experiência da viagem fluvial, alcançar ganhos em eficiência energética, reduzir os atuais custos de manutenção e eliminar a emissão de C02 no Transporte Público”.

Durante a próxima semana, o navio ficará disponível para vistorias técnicas por parte da Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos DGRM, onde será feito o processo de legalização, em que se destaca a emissão do certificado de navegabilidade e do registo do título de propriedade.

Encontra-se ainda em curso a construção das cinco modernas estações de carregamento, nos terminais fluviais do Seixal, do Cais do Sodré, de Cacilhas e do Montijo, “que proporcionarão o carregamento rápido dos navios, durante as operações de tomada e largada de passageiros. Prevê-se a entrada em funcionamento destas estruturas durante o 2.º semestre deste ano”, é avançado no comunicado.

Até à finalização da construção das mesmas, será utilizado o sistema de carregamento instalado na doca sita em Cacilhas.

Os novos navios 100% elétricos, permitirão uma operação fluvial isenta de ruído, vibrações e odores, pelo que o projeto constitui um enorme contributo para a promoção da mobilidade sustentável na Área Metropolitana de Lisboa (AML).


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *