Sines

Primeiro-ministro de Cabo Verde visitou Sines

O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, foi recebido pelo presidente da Câmara, Nuno Mascarenhas, nos Paços do Concelho, no contexto de uma visita à comunidade cabo-verdiana realizada a 6 de maio.

Na receção que decorreu nos Paços do Concelho, o presidente da Câmara destacou «o papel muito relevante, com uma face muito visível dos cabo-verdianos e luso-cabo-verdianos em todas as dimensões da vida de Sines, da económica à cultural, passando pela desportiva e pela política».

O autarca lembrou a importância que os cabo-verdianos tiveram e continuam a ter para o desenvolvimento do porto e da indústria, o seu trabalho nos setores da pesca e da construção civil e a ocupação pelos seus jovens de empregos cada vez mais qualificados, e destacou o trabalho meritório desenvolvido pela Associação Caboverdiana de Sines e Santiago do Cacém.

Por sua vez, o primeiro-ministro de Cabo Verde sublinhou a importância dos laços históricos, que em Sines, local de nascimento de Vasco da Gama, remetem para a formação de Cabo Verde como nação com mais de cinco séculos de história, em virtude da diáspora e de uma «identidade crioula própria» que lhe deu um sentimento de nação antes de existir como país.

Ulisses Correia e Silva salientou o facto de a comunidade cabo-verdiana representar 10% da população de Sines e deu os parabéns à Associação Caboverdiana, atualmente presidida por Gracinda Luz, pelos 40 anos de atividade.

Depois da receção dos Paços do Concelho, a comitiva visitou a sede da Associação Cabo-verdiana, onde conheceu o trabalho que nela é desenvolvido, o Bairro Amílcar Cabral e de contactar com a comunidade cabo-verdiana e representantes de outras comunidades a que a associação dá apoio.

Fonte: Câmara Municipal de Sines


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *