JustiçaPaís

Presidente da República está em quarentena

O Presidente da República vai passar os próximos quinze dias em isolamento profilático, tendo suspendido toda a agenda oficial que estava programada.

Marcelo Rebelo de Sousa esteve em contacto com uma turma da Escola E.B 2,3 de Idães, em Felgueiras, um dos estabelecimentos de ensino a Norte que foi encerrado devido ao coronavírus. Esta turma esteve em Belém no âmbito da iniciativa ‘Artistas no Palácio’, que tem levado várias escolas a Belém.

Na página da Presidência da República foi publicada uma nota que dá conta que o Presidente da República ‘suspende agenda por duas semanas’, após ter sido internado um aluno de uma escola de Felgueiras, que foi encerrada.

«Hoje, à tarde, foi apurado que uma turma dessa escola havia estado em Belém, na última terça-feira, no âmbito da iniciativa “Artistas no Palácio de Belém”, em sessão a que assistiu o Presidente da República, tendo, no final, tirado fotografias com os alunos e professores, sem, no entanto, os ter cumprimentado um a um. Nem o aluno ora internado, nem a sua turma estiveram em Belém.

Atendendo ao que se sabe hoje e não se sabia na terça-feira passada, tendo ouvido as autoridades de saúde, o Presidente da República, apesar de não apresentar qualquer sintoma virótico, decidiu cancelar toda a sua atividade pública, que compreendia várias presenças com número elevado de portugueses, assim como a própria ida a Belém, durante as próximas duas semanas» refere a nota oficial.

Nesta é ainda dado conta que Marcelo Rebelo de Sousa irá manter as deslocações previstas ao estrangeiro e durante «esse período em casa irá ser monitorizado» e ainda que «no momento em que todos os portugueses demonstram elevada maturidade cívica perante o surto virótico, entende o Presidente da República que deve dar exemplo reforçado de prevenção, sem embargo de continuar a trabalhar na sua residência particular».

Foi também suspensa a iniciativa “Artistas no Palácio de Belém”, programada para durar até ao fim do ano letivo.

O Presidente tinha confirmado a presença este domingo na Procissão do Senhor dos Passos da Graça, em Lisboa, mas acabou por cancelar a ida ao evento religioso.

Em Portugal há registo de 30 infetados por coronavírus e depois do norte do país, o 29.º caso detetado é o de uma adolescente de Portimão que esteve de férias em Itália com os pais e mais duas irmãs, e a Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes de Portimão, que a jovem frequentava, vai encerrar.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *