Santiago do Cacém

Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém reúne com Secretário de Estado sobre o estado das praias

Em causa está a revisão do Plano de Ordenamento da Orla Costeira

Álvaro Beijinha, Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, acompanhado pelo Presidente da Junta de Freguesia de Santo André, David Gorgulho, reuniu no passado dia 6 de julho com o Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino, para abordar o estado das praias do Concelho.

A reunião foi solicitada em janeiro passado para discutir a situação do melhoramento das zonas de acolhimento das praias, decorrente da revisão do Plano de Ordenamento da Orla Costeira, em que a Câmara Municipal de Santiago do Cacém e a Junta de Freguesia de Santo André defendem um conjunto de soluções que acompanham as resoluções da Agência Portuguesa do Ambiente, entidade que gere este processo. As soluções propostas estancaram na rejeição do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, escudando-se na faixa de proteção da Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha, que não permite a construção de infraestruturas.

Na reunião foi transmitido aos autarcas que relativamente à praia da Fonte do Cortiço “foi apresentado o projeto reformulado pela Agência Portuguesa do Ambiente, e com o qual também concordamos, uma vez que está longe das soluções preconizadas inicialmente pelo ICNF, para o apoio de praia e estacionamento. No que respeita à praia do Monte Velho foi-nos comunicado que se considera a possibilidade de haver o apoio de praia sazonal com instalações sanitárias.

Foi também abordada a questão relativa ao desassoreamento da Lagoa de Santo André, sobre o qual ficou o compromisso de ser realizado um estudo, para ser avaliada esta possibilidade.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *