Mundo

Presépios de todo o mundo em exposição no Vaticano

A Praça de São Pedro no Vaticano vai acolher, entre 8 de dezembro e 8 de janeiro, a exposição internacional ‘100 presépios no Vaticano’, que serão 120 no total e incluem a Natividade recriada no porão de uma estrutura em Mariupol (Ucrânia) pela irmã Theodosia Polotniuk.

A exposição vai estar patente sob a colunata de Bernini e acolhe este ano 120 presépios provenientes de vários países europeus, como Ucrânia, Hungria, Malta, Eslovênia, Eslováquia, Croácia, e de todo o mundo, como Taiwan, Venezuela e Guatemala.

Estes presépios, o símbolo por excelência da Natividade, são feitos nos mais diversos materiais, como jornais, tecidos, cortiça, madeira, cerâmica e terracota, consoante a sensibilidade e a imaginação dos artistas.

Conforme o site do Vaticano, estes presépios também incluem artefactos que trazem à tona alguns temas como a emergência climática e a tragédia da migração no Mediterrâneo, de que é exemplo o criado pela Fundação Romana Villa Maraini, uma casa de reabilitação para jovens viciados em drogas.

Na exposição estarão também algumas estátuas de um presépio monumental de Viterbo (Itália) e obras produzidas por várias associações de presépios italianos.

A exposição ‘100 presépios no Vaticano’ será inaugurada dia 8 de dezembro, às 16h00 (hora de Itália) por D. Rino Fisichella, juntamente com membros do Dicastério para a Evangelização, e o momento contará com a presença de uma representação da Embaixada da Ucrânia junto à Santa Sé, com alguns membros da comunidade animando o evento com tradicionais canções ucranianas de Natal.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *