AtualidadePaís

Prepare-se: vem aí o Verão de S. Martinho

E desta vez teremos mesmo um Verão de São Martinho, uma vez que as previsões meteorológicas apontam para temperaturas acima do normal e tempo seco, devido à aproximação de um anticiclone.

A informação é do site de meteorologia LusoMeteo, que explica a subida gradua das temperaturas na próxima semana por «perturbações no Atlântico que continuam a ‘alimentar’ a alta pressão, que inicialmente se localiza a Oeste da Península Ibérica, mas depois tende a ir mais para Leste… assim ar mais quente chega, e as mínimas começam a subir.

Depois gradualmente com a rotação de uma depressão no mediterrâneo para a Península Ibérica aumentará a instabilidade no leste\sueste Espanhol, mas Portugal continua protegido pela alta pressão, que para o final da semana se volta a desenvolver centrada perto do Reino Unido, em evolução para Norte.»

Ora isto significa que a semana de S. Martinho em Portugal Continental será seca e no geral com poucas nuvens, apesar de algum vento, com situações pontuais de vento moderado nas terras altas.

E já agora, a que se fica a dever esta expressão de ‘Verão de S. Martinho’?

É habitual que a meio de Outubro os dias sejam ligeiramente mais quentes e a cultura popular atribui esse evento a Martinho, um cavaleiro do exército romano.

Reza a lenda que em certo dia no ano de 337, quando Martinho regressava a casa, num dia gelado e tempestuoso, encontrou um mendigo que lhe pediu uma esmola. Nada tendo que lhe pudesse dar, resolveu tirar das suas costas o manto de soldado romano e cortá-lo ao meio, dividindo-o assim com o pedinte, permitindo-lhe assim que se agasalhasse.

Logo que tal gesto ocorreu, a tempestade parou e um sol extraordinário brilhou no céu.

Nessa mesma noite, Martinho sonhou com Jesus vestido com a metade da sua capa e que, apontando para um grupo de anjos, lhe disse: ‘Foi São Martinho quem me agasalhou’.

Lendas à parte, o dia 11 de Novembro é dedicado à festa litúrgica em honra de Martinho de Tours, nascido na Hungria por volta do ano 316.

São Martinho de Tours foi um soldado romano que, depois de receber o baptismo e renunciar a milícia, fundou um mosteiro em Ligugé, França, onde seguiu a vida monástica, vindo a ser eleito bispo. Faleceu a 8 de novembro de 397, e o seu funeral militar ocorreu a 11 de Novembro.

Em Portugal, a data é associada à celebração da maturação do vinho do ano, sendo tradicionalmente o primeiro dia em que o novo pode ser degustado, e para tal são feitos os magustos (antigamente mais ligados ao dia de Finados), com castanhas assadas sob as brasas da fogueira (às vezes figos secos e nozes), e água-pé, resultante da adição de água ao bagaço da uva, ou jeropiga.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *