AtualidadeDestaque

Prepare-se para um sábado com muito frio que coloca Portugal sob aviso amarelo

O IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu um comunicado relativo ao tempo frio que se espera nos próximos dias no território do continente, colocando a maior parte do território continental sob aviso amarelo para sábado, 22 de janeiro, por persistência de valores de temperatura mínima baixos.

De todo o território, apenas para Lisboa, Beja e Faro não foi emitido o aviso para o frio, embora o Algarve esteja sob aviso amarelo devido à agitação marítima.

Segundo a entidade, as previsões meteorológicas apontam para a continuação de tempo seco, e relativamente frio a partir de dia 21, sexta-feira, devido ao transporte de uma massa de ar frio continental proveniente do interior do continente europeu, associada a um anticiclone localizado sobre as ilhas Britânicas.

Em especial nas regiões Norte e Centro, prevê-se uma descida dos valores da temperatura máxima no dia 21 e uma descida da temperatura mínima no dia 22, que deverá variar aproximadamente entre 1 e 5°C, sendo ligeiramente superior na faixa costeira, e inferior no interior Norte e Centro, onde irá baixar até valores da ordem de -2 a -5°C.

A temperatura máxima deverá variar entre 10 e 15°C nas regiões Norte e Centro, sendo entre 15 e 17°C no Baixo Alentejo e Algarve, e inferiores a 10°C no nordeste transmontano e Beira Alta.

Além destes factores, prevê-se uma intensificação do vento nos dias 21 e 22, que soprará do quadrante leste, moderado a forte nas terras altas e temporariamente na faixa costeira, o que fará aumentar o desconforto térmico.

Haverá formação de geada, em especial no interior e nos vales abrigados do litoral.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *