AtualidadeBarreiroDistrito Setúbal

Prémios de Cinema ‘Sophia Estudante’ premeiam documentário sobre Fuzileiros

- publicidade -

O documentário ‘Camaradas de Armas’, gravado pela aluna de Cinema Catarina Henriques na Escola de Fuzileiros, conquistou o 2.º lugar na categoria de Melhor Curta-Metragem Documentário dos prémios Sophia Estudante 2021, da Academia Portuguesa de Cinema.

O documentário foi realizado e produzido por Catarina Henriques no âmbito do projeto final de Mestrado em Cinema, da Universidade da Beira Interior e acompanha o curso de formação de praças fuzileiros, na Escola de Fuzileiros, ao longo das várias etapas da recruta, incluindo momentos únicos como a Marcha dos 50 km.

tarot terapêutico

Para realizar o projeto, Catarina filmou a vida de cada um dos jovens que ingressaram no curso de Praças Fuzileiros de 2018. 

Desta forma, esta curta-metragem documental mostra de perto o espírito de sacrifício e camaradagem dos jovens recrutas, que, em equipa, aprendem a atravessar os obstáculos do exigente caminho percorrido desde o início do curso até à conquista da boina azul ferrete.

Catarina dos Santos Henriques tem 24 anos e é natural do Barreiro. Mestre em cinema pela Universidade da Beira Interior, escolheu a Marinha para realizar o seu projeto final de curso porque tinha como objetivo «desmistificar a ideia negativa que pode existir sobre as Forças Armadas, demonstrando que os jovens militares são iguais a qualquer outro jovem civil».

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui