AtualidadeBarreiroDistrito de Setúbal

Prémios de Cinema ‘Sophia Estudante’ premeiam documentário sobre Fuzileiros

O documentário ‘Camaradas de Armas’, gravado pela aluna de Cinema Catarina Henriques na Escola de Fuzileiros, conquistou o 2.º lugar na categoria de Melhor Curta-Metragem Documentário dos prémios Sophia Estudante 2021, da Academia Portuguesa de Cinema.

O documentário foi realizado e produzido por Catarina Henriques no âmbito do projeto final de Mestrado em Cinema, da Universidade da Beira Interior e acompanha o curso de formação de praças fuzileiros, na Escola de Fuzileiros, ao longo das várias etapas da recruta, incluindo momentos únicos como a Marcha dos 50 km.

Para realizar o projeto, Catarina filmou a vida de cada um dos jovens que ingressaram no curso de Praças Fuzileiros de 2018. 

Desta forma, esta curta-metragem documental mostra de perto o espírito de sacrifício e camaradagem dos jovens recrutas, que, em equipa, aprendem a atravessar os obstáculos do exigente caminho percorrido desde o início do curso até à conquista da boina azul ferrete.

Catarina dos Santos Henriques tem 24 anos e é natural do Barreiro. Mestre em cinema pela Universidade da Beira Interior, escolheu a Marinha para realizar o seu projeto final de curso porque tinha como objetivo «desmistificar a ideia negativa que pode existir sobre as Forças Armadas, demonstrando que os jovens militares são iguais a qualquer outro jovem civil».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *