EconomiaMundoPaís

Preço do barril de petróleo Brent cai 7,6% em dia negro nas Bolsas

O preço do barril de petróleo Brent para entrega em agosto encerrou hoje no mercado de futuros de Londres com uma queda de 7,6%, valendo 38,55 dólares, menos 3,1 dólares do que o preço registado no encerramento da sessão anterior (41,73 dólares).

O receio de uma possível segunda vaga de Covid-19 e um aumento das reservas norte-americanas de crude penalizam os mercados (onde se prevê uma quebra de 6,5% no PIB este ano).

O Brent negociou ao longo de toda a sessão numa trajetória descendente, depois de ter conseguido recuperar na quarta-feira da queda que sofreu quando foi divulgado que a duração dos cortes na produção de petróleo decididos pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e outros aliados será menor do que era esperado.

Nos EUA, o preço do barril de petróleo do Texas (WTI) registou, no mercado de Nova Iorque, uma queda de 8,2% para 36,34 dólares, devido aos receios quanto a uma nova vaga de casos de covid-19 que leve de novo a uma paralisação da economia.

No geral este foi um dia negativo para as bolsas europeias, que registara fortes quedas, superiores a 3%.

Segundo a Lusa, no Velho Continente o Stoxx 600, índice que reúne as 600 maiores cotadas da Europa, caiu 3,8%, na pior sessão desde finais de março. O alemão DAX recuou 4%, o francês CAC 40 desvalorizou 4,3% e o espanhol IBEX 35 perdeu 5,2%.

Em terras lusas o PSI-20 caiu 2,84% para os 4.356,08 pontos, registando perdas pela sexta sessão consecutiva. Das 18 cotadas, apenas uma, a Jerónimo Martins, escapou e fechou a sessão a valorizar.

Entre as quedas na bolsa nacional estiveram o BCP (afundou 5,86% para 0,11 euros), a petrolífera Galp Energia (recuou 4,44% para 10,75 euros) e a Sonae e Sonae Capital (recuaram mais de 6%).

As empresas do setor da pasta de papel também sobressaem em “terreno” vermelho, sendo que a Navigator caiu 4,85% para os 2,16 euros, a Altri recuou 3,43% para os 4,06 euros e a Semapa perdeu 4,35% para os 8,35 euros.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *