Distrito de Setúbal

Preço da água em Setúbal provoca guerra entre CDU e PS

A Câmara de Setúbal prepara-se para mexer nos tarifários da água e saneamento, aumentando o custo do metro cúbico de água em 1,25% em relação à tarifa praticada em 2019.

No setor do saneamento, a autarquia irá atualizar de 0,21% para 1,68€ e os preços para execução de obras e ramais, o valor terá um acréscimo médio de 3,95% comparado com o ano passado.

A proposta foi aprovada pela CDU na reunião camarária de 2 de Janeiro, mas teve os votos contra do PS, e a situação está a gerar uma guerra nas redes sociais entre a presidente Maria das Dores Meira e os eleitos socialistas.

No dia 3 de janeiro, a presidente Maria das Dores Meira escrevia na sua página do Facebook um texto intitulado «Vereadores do PS votam contra decisões do PS», no qual se manifesta «surpreendida com ataques nas redes sociais promovidos pelo vereador do Partido Socialista Fernando José a propósito da atualização dos preços da água a praticar em 2020 pela Águas do Sado».

A edil explica que «o vereador afirma que não entende por que razão a Câmara Municipal decidiu atualizar o preço da água, sobrecarregando o orçamento familiar dos setubalenses e aumentando as receitas da empresa.

Diz que não entende, mas sabe muito bem que tais atualizações resultam única e exclusivamente das fórmulas constantes do contrato de concessão promovido e aprovado pelo Partido Socialista na década de noventa, era Mata Cáceres presidente da Câmara. Assim, estas alterações resultam inequivocamente do compromisso assumido pelo PS ao privatizar o abastecimento de água e saneamento no concelho de Setúbal.

É estranho, muito estranho, que, resultando estas atualizações de uma decisão do Partido Socialista, sejam os seus vereadores que agora votam contra. Quanto a coerência e seriedade política estamos conversados…

Quanto às dívidas da Águas do Sado à CMS referidas por aquele autarca, trata-se, obviamente, de um assunto que nada tem a ver com as alterações de tarifários a que a autarquia está obrigada por obra e graça de decisões do partido do vereador Fernando José.»

Concelhia do PS responde

Em resposta a este comentário, o secretariado da Concelhia de Setúbal do PS, publicou este domingo um esclarecimento no qual refere que «os vereadores do PS votaram contra a ratificação pela Câmara Municipal da decisão tomada em dezembro pela edil setubalense, porque não se entendem, nem se aceitam os fundamentos que levam a autarquia a sobrecarregar ainda mais os orçamentos familiares de setubalenses e azeitonenses, aumentando assim as receitas da empresa Águas do Sado, quando esta tem uma divida à autarquia superior a 20 milhões de euros.»

Os socialistas criticam ainda o facto de Maria das Dores Meira continuar a imputar responsabilidades à gestão do PS «passados mais de 20 anos de gestão CDU e 4 mandatos com maioria absoluta» e ainda a posição da presidente «militante do PCP, partido que enquanto oposição exige ao Governo a reversão de privatizações, não se percebe as razões pelas quais, enquanto executivo municipal e com maioria absoluta, não ter alterado uma linha daquilo que afirma estar obrigada por obra e graça de decisões do Partido Socialista e teve oportunidade para tal».

Segundo os eleitos do PS, «não se entende, nem se aceita, que na revisão do contrato de concessão e face à existência de uma brutal dívida da empresa Águas do Sado à Câmara Municipal de Setúbal, não tenham sido acauteladas revisões de das cláusulas no sentido de evitar a sobrecarga dos orçamentos familiares de setubalense e azeitonenses, já tão fustigados com a cobrança máxima de taxas e impostos municipais».

No comunicado, o PS acusa ainda a gestão CDU de não ter «acautelado essas revisões no protocolo que alterou clausulas no contrato de concessão, mas acautelaram-se outras que aqui deixamos reproduzidas na íntegra, através de comentário à cláusula 5.ª desse protocolo e que, por lapso, não foi apagado e acabou incluído na proposta enviada aos vereadores da oposição: ‘? ???????? ????? ?????ê???? ??? ???????????? ? ?????? ???? ??????? ?????????????á?, ??????? ??????? ? ??? ??????? ? Á???? ?? ????, ?????? ???? ?????? ????? ??? ???? ?????? ? ??? ??? ? á??? ? ?????????? ? ???????? ? ?????????çã? ?? ??????? ?????????? ??????? ? ???????? ????????c? ???? ?????çã? ?? ???????ê???? ?? ????çã? ????? ? â????? ??? ????? ? ???????? ? ?? ???????? ?? á??? ? ??????????‘.

Face a tudo o que fica exposto, entendemos que quanto a coerência e seriedade política estamos conversados…»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *