Distrito de Setúbal

Praia da Figueirinha é escolhida para hastear a bandeira azul da época balnear de 2022

A praia da Figueirinha hasteou, hoje dia 09, a bandeira azul da época balnear de 2022, a cerimónia realizada, em uma das mais famosas praias de Setúbal, visa distinguir a qualidade e acessibilidade das zonas costeiras portuguesas.

A cerimónia, que ocorreu as 11h30, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, que esclareceu o Diário do Distrito sobre o seu sentimento para com este galardão internacional. “É uma honra para mim poder receber todos os representes das administrações que atribuíram o prémio à praia da Figueirinha” menciona André Martins. O presidente revela que a Figueirinha é “uma praia que conta todos os anos com investimento da Câmara” e que é “um compromisso continuar a renovar e reabilitar esta praia”.

Fernanda Santiago, Diretora da Associação da Bandeira Azul Europeia, esteve presente na inauguração, onde discursou e explicou que “as praias têm de seguir critérios de acessibilidade e de segurança ambiental” para poderem concorrer ao galardão bandeira azul. O facto de a Praia da figueirinha ter conquistado o primeiro lugar da competição mostra a “qualidade a nível internacional” das praias de Setúbal.

Quem também prestou declarações ao Diário do Distrito foi o Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional para a Reabilitação, Humberto Santos, que expôs a importância de existirem “meios de acessibilidade” para todas as pessoas que queiram usufruir da praia da Figueirinha. Admite ainda que a praia tem “todas as condições necessárias” para receber todo o tipo de pessoas com dificuldades motoras e não só, dando o exemplo dos cartazes da praia que possuem informação escrita em braile e um guia sonoro para pessoas cegas.

Em conjunto com o hastear da bandeira azul também foi celebrado o início da época balnear 2022, evento que contou com a participação de representantes da Marinha, GNR e nadadores salvadores.

Com a volta da época balnear os autocarros para as praias tornam-se o principal meio de transporte para a população usufruir das zonas costeiras de Setúbal. Segundo o Presidente da Câmara de Setúbal, André Martins, as carreiras e os reforços da Carris Metropolitana “vão continuar como estava previsto” antes dos incidentes que se deram no início desta semana. O presidente também revela que, conforme a demanda da população, os horários e as carreiras de autocarros para as praias podem ser alterados.

Portugal conta neste momento com 393 praias com a distinção da bandeira azul, sendo 343 na zona costeira e as restantes 50 em zonas interiores, número que com o passar das edições continua a crescer.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *