AtualidadeEconomiaPaís

Poupar até 500€ em combustível, descubra como

A Dirección General de Tráfico (DGT), o equivalente ao IMT em Portugal, promoveu através das redes sociais, várias imagens que demonstram ser possível poupar até 500€ mensais em combustível, através de uma condução mais consciente e de práticas para muitos desconhecidas.

O Jornal Dinheiro Vivo, achou por bem traduzir e adaptar as dicas deixadas pela Direção Geral de Viação Espanhola e elaborou por tópicos as várias formas de como poupar combustível. Abaixo, segue-se a lista (parcial) que visa ajudar todos os condutores, neste, que é um momento em que os combustíveis voltam a atingir números bastante elevados.

1. Use as janelas para poupar

Em alta velocidade, o ar que entra pelas janelas aumenta o arrasto do carro ao interromper o fluxo aerodinâmico (lembre-se que tudo nas linhas do carro foi pensado para obter um determinado efeito aerodinâmico), obrigando a um maior esforço do motor, logo a um maior consumo de combustível.

2. Ar condicionado

O ar condicionado é inimigo dos consumos baixos, mas, como vimos, é importante que não circule de janelas abertas a velocidades cruzeiro mais elevadas, pois estará a penalizar muito a eficiência aerodinâmica do carro. Fazendo uma gestão inteligente do sistema de ar condicionado do carro podemos atingir uma poupança na ordem dos 10 a 20%.

3. Não descure a manutenção

A manutenção garante as boas condições de funcionamento do motor, dos sistemas de apoio e componentes. Se não tiver o cuidado de respeitar os períodos recomendados pelo fabricante para manutenção, dificilmente conseguirá manter a boa saúde do motor o que invariavelmente resulta em consumos desnecessários. Por isso não adie a ida à oficina.

Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os diasSUBSCREVER

4. Pneus em bom estado

Irregularidades e defeitos na estrutura ou na pressão dos pneus representam um perigo porque alteram o comportamento do automóvel. Os pneus em mau estado reduzem a eficiência de rolamento, obrigando a um maior esforço do motor, logo a maiores consumos. Também o mau alinhamento da suspensão pode representar gasto adicional de combustível.

5. Troque de mudança no tempo certo

Saber controlar a caixa de velocidades corretamente implica ter a noção de que a primeira serve apenas para por a viatura em movimento e que, percorridos alguns metros, convém meter a segunda. Se “esticar” muito as rotações do motor e não fizer a passagem de caixa no tempo ideal, aumenta o consumo. Muitos dos novos modelos têm já um aviso que indica quando deve fazer a passagem de caixa.

6. Tire partido da inércia

A condução ideal é tranquila e constante. Está a ver o semáforo e sabe que vai ficar vermelho. Quantas vezes mantém o pé no acelerador para depois ter de travar bruscamente? Se sabe que vai ter de parar, tire o pé do pedal e deixe que o carro se imobilize naturalmente. Assim poupa combustível e, quando travar, vai acabar por ser mais suave, não desgastando tanto as pastilhas de travão.

Para mais informações, Dinheiro Vivo.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *