Sociedade

Portugueses vão poder pedir a reforma mais cedo

Os portugueses deverão poder passar a reformar-se três meses mais cedo em 2023 e 2024. Ou seja, poderão pedir a reforma aos 66 anos e quatro meses, já em 2023, e este valor deverá manter-se em 2024, segundo os cálculos com base nos dados, ainda provisórios, divulgados terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O INE divulgou a estimativa provisória da esperança média de vida aos 65 anos para o triénio 2020-2022. Com base nestes dados, é possível calcular que em 2024 a idade de acesso à reforma será aos 66 anos e quatro meses.

O valor é igual ao de 2023, ano em que há a registar um recuo de três meses por comparação com a idade de reforma fixada para 2022, algo inédito desde que a idade da reforma passou a estar associada à esperança média de vida.

Tanto a redução de 2023 como a manutenção da idade estimada para 2024 estão associadas ao recuo na esperança média de vida devido à mortalidade associada à pandemia de Covid-19 e a sua incidência junto da população mais idosa.

Já o corte das pensões por via do factor de sustentabilidade, aplicado a algumas reformas antecipadas, vai ser de 13,8% em 2023, recuando face aos 14,06% deste ano, segundo cálculos também com base em dados do INE.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *