Portugal vai para eleições legislativas em março de 2024
Presidente da República anuncia esta noite que Portugal irá para eleições legislativas em março de 2024.

Depois de António Costa, primeiro-ministro, apresentar a sua demissão ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, após de ouvir todos os partidos políticos com assento parlamentar, e reunir com o Conselho de Estado esta quinta-feira, decidiu dissuadir a Assembleia da República e anunciar novas eleições antecipadas para março de 2024.
A crise política instalada pelo caso “Influencer” que culminou com várias buscas na residência oficial do primeiro-ministro e em vários ministérios, incluindo o do ministro João Galamba, acabou por deitar Costa ao “chão” e apresentar a sua demissão ao Presidente da República.
Marcelo ouviu todos os partidos que foram na sua maioria a favor de novas eleições só com a exclusão do Partido Socialista (PS) que deu opção de formar novo governo, e por fim o Conselho de Estado que ficou dividido com eleições antecipadas e a manutenção do atual governo.
O Presidente da República falou aos portugueses há minutos onde avançou que as eleições vão ser realizadas em março de 2024, isto porque o país não pode ficar refém de cinco meses e com um orçamento parado nem os fundos comunitários como o PRR podem esperar por uma estabilidade governativa.
“Foi com sentido de Estado que eu tomo esta opção e marco eleições para março do próximo ano”, disse Marcelo.
Acusados estão cinco pessoas, incluindo o presidente da câmara municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, que estão a ser ouvidos pela justiça. A incluir nas detenções está o chefe de gabinete de António Costa, Vitor Escária e o advogado Lacerda, também dois executivos da empresa que se instalou em Sines foram detidos pela PSP.
ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito
Chega!
Até lá vão continuar a comer-nos os olhos