AtualidadeDestaquePolítica
Em Destaque

“Portugal tem que escolher” diz embaixador dos EUA em Lisboa

A ‘guerra’ diplomática parece estar aberta com a Administração Donald Trump a pressionar o governo português entre os aliados EUA ou a China. O aviso foi deixado pelo embaixador dos EUA em Lisboa.

publicidade

George Glass, embaixador dos EUA em Lisboa, defendeu esta semana numa entrevista dada ao Expresso, que Portugal tem que escolher entre os “amigos e aliados” EUA e o “parceiro económico” China. Em causa está a comparticipação da China em empresas como a Mota Engil e a nova tecnologia 5G com a empresa Huawei a ser acusada pelos americanos de vender dados à secreta chinesa.

O embaixador é taxativo em dizer que os EUA preferiam que Portugal não tivesse qualquer equipamento da Huawei na rede 5G, deixando o aviso aos governantes portugueses de que terão que escolher e bem os seus parceiros e aliados.

Se não tivermos parceiros confiáveis na rede de telecomunicações portuguesa, mudará a forma como interagimos com Portugal em termos de segurança e de Defesa”, disse o embaixador.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, já veio falar sobre estas declarações do embaixador dos EUA em Portugal, para o ministro quem manda em Portugal ainda são as autoridades nacionais e não parceiros de fora, é como está na Constituição Portuguesa e não serão os EUA a resolver com quem Portugal irá trabalhar.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui