AtualidadeDestaquePolítica
Em Destaque

“Portugal tem que escolher” diz embaixador dos EUA em Lisboa

A ‘guerra’ diplomática parece estar aberta com a Administração Donald Trump a pressionar o governo português entre os aliados EUA ou a China. O aviso foi deixado pelo embaixador dos EUA em Lisboa.

- publicidade -

George Glass, embaixador dos EUA em Lisboa, defendeu esta semana numa entrevista dada ao Expresso, que Portugal tem que escolher entre os “amigos e aliados” EUA e o “parceiro económico” China. Em causa está a comparticipação da China em empresas como a Mota Engil e a nova tecnologia 5G com a empresa Huawei a ser acusada pelos americanos de vender dados à secreta chinesa.

O embaixador é taxativo em dizer que os EUA preferiam que Portugal não tivesse qualquer equipamento da Huawei na rede 5G, deixando o aviso aos governantes portugueses de que terão que escolher e bem os seus parceiros e aliados.

Se não tivermos parceiros confiáveis na rede de telecomunicações portuguesa, mudará a forma como interagimos com Portugal em termos de segurança e de Defesa”, disse o embaixador.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, já veio falar sobre estas declarações do embaixador dos EUA em Portugal, para o ministro quem manda em Portugal ainda são as autoridades nacionais e não parceiros de fora, é como está na Constituição Portuguesa e não serão os EUA a resolver com quem Portugal irá trabalhar.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui