PortugalUncategorized

Portugal pode gelar já em dezembro

- publicidade -

Está a formar-se sobre a zona da Sibéria, Rússia um fenómeno meteorológico a que foi dado o nome de “Besta do Leste”. O fenómeno raramente chega ao sul da Eupora, contudo as condições estão formadas e o país pode mesmo gelar em dezembro.

De forma simples o fenómeno consiste na concentração de uma enorme massa de ares gelados que deverão, descer por toda a Europa central e chegar a Espanha, primeiro, e a Portugal, depois.

De acordo com os meteorologistas as condições estão a formar se favorecendo não só a concentração de ares gelados sobre a Sibéria como a criação do corredor que os pode trazer para sul. “A configuração atmosférica no hemisfério norte, e mais especificamente na Europa, começa a ser favorável a um influxo de ar continental frio. Neste momento, um forte anticiclone está sobre as estepes russas cobertas de neve. O ar está a arrefecer nas camadas inferiores, e está tudo a ficar no lugar certo”, refere o “El Tiempo”.

Esta situação não é nova para os analistas tendo já ocorrido, por exemplo em 1956 um dos mais dramáticos casos de formação desta Besta de Leste, que trouxe os ventos gelados até Espanha e Portugal, com temperaturas abaixo de zero em toda a região ibérica, mesmo durante o dia, durante um período considerável de tempo.

Não é certo que tudo venha a encaixar-se e a acontecer como está previsto, precisamente porque se está a falar de uma previsão, que é sempre incerta, e os fatores meteorológicos podem alterar-se. Mas a verdade é que “os padrões e tendências atmosféricas parecem apontar para uma possibilidade significativa de tal situação”, diz ainda o “El Tiempo”.


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *