Atualidade

Portugal mostra espírito solidário em 48 horas e angaria 195 mil euros para medicamento da Constança

Constança Braddell lançou o apelo dia 5 de março e o país comoveu-se pela luta de uma jovem de 24 anos que precisava de um medicamento para viver.

A jovem apelava ao Infarmed para aprovar o medicamente, mas iniciou também uma angariação de fundos no GoFundMe que em menos de 48 horas, alcançou 13 mil donativos, num total de 195 mil euros.

O valor que a jovem precisava era de 192 mil euros para a medicação de um ano para a fibrose quística , uma vez que cada caixa do medicamento custa 15.700€.

Assim, “caso o Infarmed atue com rapidez e não seja necessário utilizar todo o dinheiro angariado para o tratamento, o restante valor será doado à Associação Nacional de fibrose quística em Portugal”.

A  Autoridade Nacional do Medicamento já se pronunciou e disse que “no caso concreto deste medicamento, e enquanto decorre a sua avaliação, existe a possibilidade de acesso ao medicamento, da iniciativa do hospital, através de Autorização de Utilização Especial (AUE), ao abrigo de um Programa de Acesso Precoce, no caso deste medicamento aprovado em 27 de novembro de 2020. Os pedidos de AUE são fundamentados pelo hospital requerente, e incluem informação clínica detalhada do doente para o qual é solicitado o tratamento. Essa informação é depois avaliada caso a caso por peritos clínicos (médicos), pertencentes à Comissão de Avaliação de Tecnologias de Saúde do Infarmed”.

Na mesma nota, o Infarmed diz estar isponível para analisar o processo para disponibilizar o fármaco “no mais curto espaço de tempo”, mas o pedido tem de ser submetido.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *