Atualidade

Portugal em seca severa e Fevereiro sem previsão de chuva

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera publicou o mais recente boletim referente à situação de seca em Portugal, onde dá conta que mais de 90% do território se encontra em em seca severa ou extrema.

Os dados reportam a 15 de fevereiro e indicam valores de percentagem de água no solo inferiores ao normal em todo o território, com as regiões Nordeste e Sul a atingirem valores inferiores a 20%, e com «muitos locais a atingirem o ponto de emurchecimento permanente».

O documento, que destaca a região Sul e alguns locais dos distritos de Bragança e Castelo Branco, aponta para 38,6% do território em seca extrema (11,5% no final de janeiro), 52,2% em seca severa (34,2% no final de janeiro) e 9,2% em seca moderada.

«O grau de severidade da seca meteorológica a 15 de fevereiro de 2022 é superior ao que se verificava em 2018 e em 2005, com uma percentagem superior nas classes de seca severa e extrema e que corresponde a cerca de 91 % do território», refere o IPMA.

O valor médio, para o território Continental português, da quantidade de precipitação até dia 15 de fevereiro (7,1mm) corresponde a 7% do valor normal no período 1971-2000 e que, na primeira quinzena de fevereiro, apenas se verificou a ocorrência de precipitação nos dias 13 a 15 e em especial na região litoral Norte.

O valor mais elevado de precipitação nos 15 dias ocorreu em Lamas de Mouro (40,6mm) e o menor em Vila real de Santo António (0,4mm) e o valor médio da quantidade de precipitação no presente ano hidrológico 2021/2022, desde 1 de outubro 2021 a 15 de fevereiro de 2022, corresponde a 39% do valor normal.

«Até à data, 2021/22 é também o ano hidrológico mais seco quando comparado com os outros anos de seca meteorológica.»

O IPMA indica ainda um novo agravamento da situação de seca meteorológica no país, uma vez que até final de Fevereiro não se prevê a ocorrência de precipitação significativa em todo o território.

Acresce a isto o aumento da temperatura do ar, com uma tendência «para valores superiores ao normal para todo o território, em especial para a região interior Centro e Sul».

Os ministros da Agricultura de Portugal e Espanha já apresentam à Comissão Europeia um conjunto de medidas para minimizar os efeitos da seca na Península Ibérica.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *