Sociedade

Portugal é o segundo país da União Europeia com mais mulheres inventoras

Portugal tem a segunda maior percentagem de mulheres inventoras entre os países da União Europeia, segundo dados do Instituto Europeu de Patentes (IEP), sendo apenas ultrapassado pela Letónia.

Mas há mais: de todas as regiões europeias, o Alentejo é a que apresenta a maior percentagem de mulheres inventoras.

“Este estudo demonstra que foram feitos progressos nas últimas décadas no sentido de uma maior inclusão no campo das patentes, com alguns países europeus, como Portugal, a liderar no que respeita a percentagem de mulheres inventoras. Mas também demonstra que é preciso fazer mais. A promoção da mulher na ciência e na inovação continua a ser um grande desafio para a Europa e, no entanto, este é um fator chave na sua sustentabilidade e competitividade futuras”, afirma o presidente do IEP, António Campinos, em comunicado.

Nos pedidos de patentes provenientes de Portugal e apresentados entre 2010 e 2019, 26,8% de todos os inventores são mulheres, mais do dobro da média europeia de 13,2%. O país foi ultrapassado apenas pela Letónia (30,6%) e seguido da Croácia (25,8%) e Espanha (23,2%).

Já a Alemanha (10%), Luxemburgo (10%), Liechtenstein (9,6%) e Áustria (8%) são os países que apresentam as percentagens mais baixas de mulheres inventoras.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *