AtualidadeDestaque
Em Destaque

Portugal e Espanha registam cortes de energia

Uma falha na rede elétrica europeia provocou cortes de energia ao início da tarde em vários países, incluindo Portugal e Espanha.

Ao início desta tarde, vários países foram afetados com cortes de energia, gerados por uma falha na rede elétrica europeia. Em Portugal, existiram falhas de quase uma hora ao longo de todo o país.

De acordo com o Expresso, a gestora da rede de distribuição de energia, E-Redes, justificou o incidente como um “deslastre de frequência na rede europeia”, uma falha técnica ocorrida ao nível da rede de transporte (em muita alta tensão) e cuja origem ainda não é conhecida.

A concessionária da rede de distribuição explica que “Na sequência de um problema registado hoje na rede elétrica europeia, a rede nacional foi afetada, tendo sido necessário proceder, por indicação da REN, a uma interrupção de serviço nalgumas zonas específicas para garantir a estabilidade da rede.

A E-Redes, em articulação com a REN, está a iniciar a reposição progressiva do serviço nas zonas afetadas”. O jornal Expresso adianta ainda que o problema teve origem em França.

“A Península Ibérica estava fortemente importadora de eletricidade de França e o incidente levou a uma separação dos mercados (a Ibéria ficou momentaneamente desligada de França), com a consequente falha no abastecimento a parte dos consumidores em Portugal e Espanha.”

No entanto, a partir das 16h, os pontos de consumo afetados começaram a recuperar ao receberem de novo abastecimento de energia.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *