AtualidadeEconomia

Portugal é agora o 3.º país com a gasolina mais cara da Europa

- publicidade -

A Comissão Europeia publica semanalmente um boletim no qual compara o valor final ao consumidor do preço dos combustíveis, com todas as taxas e impostos incluídos.

Na comparação, é visível que Portugal acentuou o peso dos impostos sobre os combustíveis, quando alguns países estão a alivar já a pressão destes, após o aumento do preço do crude.

No nosso país, o Estado arrecada em impostos 59% do preço na gasolina e 54% no gasóleo, e apenas nos primeiros cinco meses deste ano, o valor pode ter superado mil milhões de euros.

Apenas em 2012 se verificaram preços deste tipo e até quando ocorreu a última crise energética em 2008, o preço dos combustíveis não chegou aos atuais valores, porque embora o preço do petróleo estivesse mais caro, o preço final aos dias de hoje é mais elevado.

Os dados mais recentes colocam Portugal como o 3º país da União Europeia com a gasolina 95 mais cara e o 6º país com o gasóleo rodoviário mais caro.

Na gasolina, apenas os Países Baixos, com a gasolina super a 1,828 euros, e a Dinamarca, com valores de 1,689 euros, estão acima de Portugal.


Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo