Economia

Portugal com preços médios da gasolina e gasóleo acima da média da UE

Os preços médios de venda da gasolina e do gasóleo em Portugal foram no segundo trimestre superiores em 16,1 e 4,0 cêntimos por litro aos valores médios na União Europeia a 27, segundos dados da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

De acordo com o boletim de preços da UE-27 relativo aos preços de Abril a Junho, divulgado hoje pela ERSE, relativamente à gasolina 95 simples, «no segundo trimestre de 2022 Portugal apresentou um preço médio de venda e um preço médio antes de impostos superiores aos valores médios verificados na UE-27, na ordem dos 16,1 cent/l [cêntimos por litro] e 10 cent/l, respetivamente».

Entre oito países analisados em maior detalhe, Itália, Espanha, Portugal, Grécia, Bélgica, França, Alemanha e Holanda, foi a «Itália que apresentou o preço médio de venda mais baixo, cerca de 14 cent/l inferior ao preço médio praticado em Portugal. Desconsiderando o efeito fiscal, o preço médio deste combustível no mercado nacional foi superior em cerca de 6,9 cent/l aos valores praticados em Itália».

Já no que respeita ao gasóleo simples, «no segundo trimestre de 2022, Portugal apresentou preços médios com impostos e sem impostos superiores aos valores médios verificados na UE-27 em 4,0 cent/l e 3,4 cent/l, respetivamente».

Segundo o estudo foi «a carga fiscal aplicada em Portugal (44%) que contribuiu para a menor competitividade dos preços no contexto da Península Ibérica».

Segundo a ERSE, na gasolina «os PMV nacionais são mais altos do que a média UE-27, situando-se na sétima posição dos países com preços mais altos» e no que refere ao gasóleo simples, o PMV sem impostos na UE-27 aumentou 25,5 cent/l do primeiro para o segundo trimestre de 2022.

«Sem impostos, os preços médios nacionais são 1,6 cent/l inferiores aos do país vizinho. Porém, o peso fiscal em Portugal (38%) foi ligeiramente superior ao espanhol (37%), o que justificou a prática de PMV semelhantes», refere o regulador.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *